Até quando ficarão oscilando de um lado para o outro? Se o Senhor é Deus, sigam-no! Mas, se Baal é Deus, então sigam Baal. I Reis 18:21

Em I Reis 18, após anunciar a Acabe de que “não haveria orvalho nem chuva nestes anos” (17:1), e isso durou 3 anos, ele recebe a ordem de Deus para se apresentar perante Acabe. A fome era extrema em Samaria. Obadias, um fiel servo de Deus, recebe ordens de Acabe, para procurar pastagem para os animais. Elias se encontra com Obadias e diz para ele avisar Acabe que ele voltou. Obadias teme por sua vida, pois o Espírito de Deus, poderia enviar Elias para outro local, Obadias corria o risco de ser morto por Acabe (v.1-14).

Elias o conforta e disse para ir tranquilo. Obadias avisa Acabe, e este vai se encontrar com Elias. Mal chega, e diz: “És tu, ó perturbador de Israel?”, Elias responde: “Tu e a casa de teu pai são os responsáveis pelo que está acontecendo”. Então fala para o rei convocar todo o povo de Israel, e os 450 profetas de Baal e os 400 de Azera, para um encontro no Monte Carmelo (v.15-19).

No Monte Carmelo o poder de Deus se manifesta. Os falsos profetas tentam por todos os meios que desça fogo da parte de seu deus, por horas a fio, e nada conseguem, mesmo se mutilando. Elias faz pouco caso deles: “pode ser que esteja meditando, ou no banheiro, ou viajando, ou dormindo”, mas nada conseguiram. Então Elias chama o povo, restaura o altar do SENHOR que estava destruído, manda abrir uma vala ao redor, coloca a madeira, a oferta, e manda encher de água até que o rego também esteja cheio, e na hora do sacrifício da tarde, ora ao SENHOR, e desce fogo dos céus, consume a oferta, as pedras e toda a água que estava ao redor. O povo reconhece o Deus verdadeiro. Elias manda matar todos os falsos profetas (v.20-40).

Depois Elias ora por chuva por 7 vezes até que uma nuvem do tamanho da mão do homem despontasse no mar. Elias sabia que era a resposta de Deus, e avisa o rei Acabe para que retorne urgente, antes que a tempestade o alcance (v.41-46). Deus ouve as nossas orações, e no tempo devido, Ele as atende.

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada por estes estudos da Palavra do Senhor, bom para aprendermos mais e mais.
    Deus o abençoe seu Alípio, por tanta dedicação a Deus

DEIXE UMA RESPOSTA