Sou como uma criança pequena que não sabe o que fazer… Dá a teu servo um coração compreensivo, para que eu possa governar bem o teu povo e saber a diferença entre o certo e o errado. I Reis 3:7-9

Em I Reis 4, Salomão faz acordo com o rei do Egito, e se casa com uma de suas filhas. Trouxe-a para morar na Cidade de Davi até terminar a construção do palácio real, do templo do Senhor e do muro ao redor de Jerusalém. O povo sacrificava nos altares das colinas de suas regiões (v.1-2).

Salomão amava o Senhor, mas ainda oferecia sacrifícios e queimava incenso nos altares das colinas. Em Gibeom ofereceu mil holocaustos ao Senhor. Naquela noite Deus lhe apareceu em sonho e disse: “Peça o que quiser e te darei”. Salomão falou sobre o amor de Deus por seu pai, e da honra de o substituir, mas também se sentia pequeno diante de tamanha responsabilidade. Então pediu que Deus lhe desse sabedoria para governar bem o povo (v.3-9).

Deus se agradou de seu pedido e lhe deu sabedoria, acrescentando riqueza e fama. E disse: “se você me seguir e obedecer a meus decretos e mandamentos, como Davi, eu lhe darei vida longa”. Salomão percebeu que havia sido um sonho, e ao voltar a Jerusalém, diante da arca da aliança, apresentou holocaustos e ofertas de paz (v.10-15).

Em um memorável julgamento, Salomão decide uma disputa entre duas mães, prostitutas, em que uma delas matou o filho enquanto dormia, rolando por cima dele, e substituiu as criança enquanto a outra mulher dormia. Ambas foram a presença do rei e diziam ser a mãe verdadeira da criança. Salomão mandou um soldado pegar a espada e repartir a criança ao meio, para satisfazer a ambas. A mãe verdadeira pediu que desse a criança para a outra mulher, para não matar o bebe. Já a outra era a favor da divisão. Então o rei mandou dar a criança a mãe que manifestou amor pela criança. Esse decisão fez com que todo o Israel o respeitasse, pois viram a sabedoria que Deus lhe tinha concedido (v. 16-28).

Salomão pediu sabedoria para reinar, e Deus lhe deu mais do que ele pediu. Começou bem, mas, no decorrer da vida, se afasta das orientações de Deus e faz aquilo que lhe apraz.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA