Disse Abrão:”Afirmo diante de Deus, o Senhor dos céus e da terra, que não ficarei com nada do que pertence a você… Nada quero para mim. A única coisa que aceito é a comida que os meus rapazes comeram. Gênesis 14:22-24

Gênesis 14, fala de uma guerra entre vários reis. De um lado estavam:
  • Anrafel, de Sinear (Babilônia), Arioque, de Elasar, Quedolaomer, de Elão, e Tidal, de Goim.
  • Do outro lado estavam os reis: Bera, Sodoma, Birsa, de Gomorra, Sinabe, de Admá, Semeber, de Zeboim, e o rei de Belá (Zoar).

Foram 12 anos sujeitos a Quedorlaomer. No 13o. ano se rebelaram. (v.1-4)

No 14o. ano, Quedorlaomer e seus aliados derrotaram os refains, os zuzins, os emins e os horeus. Então se  voltaram para Cades, e conquistaram todo o território dos amalequitas e dos amorreus que viviam nessa região (v.5-7).
Os reis aliados a Sodoma e Gomorra, marcharam e tomaram posição de combate no vale de Sidim. O vale de Sidim era cheio de poços de betume e, quando os reis de Sodoma e de Gomorra fugiram, alguns dos seus homens caíram nos poços e o restante escapou para os montes. Os vencedores saquearam todos os bens de Sodoma e Gomorra e partiram levando também Ló, sobrinho de Abrão, sua familia e bens, visto que moravam ba cidade de Sodoma (v.8-12).
Um homem conseguiu escapar e relatou tudo a Abrão, que vivia próximo aos carvalhos de Manre. Juntamente com os irmãos de Manre: Escol e Aner, aliados de Abrão, convocou os 318 homens treinados, de sua casa, e saiu em perseguição aos inimigos até Dã. Atacou-os durante a noite em grupos, vindos de várias direções, provocando muita confusão ao exército mesopotâmico que acabou fugindo, deixando para trás todos os despojos e os cativos e assim os derrotou. Recuperou Ló e os demais cativos, além de todos os seus bens (v.13-16). Abraão foi um patriarca no papel de líder militar.
Voltando Abrão da vitória, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Savé (Rei). Também Melquisedeque (Meu rei é justo ou Rei da justiça), rei de Salém (Jerusalém) e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho e abençoou Abrão, dizendo: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo (v.17-20).
Melquisedeque não era Cristo, mas sua obra prefigurava a Sua obra. O fato de Abraão lhe entregar os dízimos prova que Abraão estava bem familiarizado com a sagrada instituição do dízimo, e sabia que Melquisedeque era um sacerdote do Deus Altíssimo.
O rei de Sodoma pediu a Abraão: “Dê-me as pessoas e pode ficar com os bens”. Mas Abrão não aceitou: “Nada aceitarei, a não ser o que os meus servos comeram e a porção pertencente a Aner, Escol e Manre, os quais me acompanharam. Que eles recebam a sua porção” (v.21-24).
Em um tempo onde a corrupção corre solta, fica até difícil de entender essa atitude de Abraão, pois ele socorreu o seu sobrinho, Ló, que havia sido sequestrado, em uma batalha entre alguns reis contra Sodoma. Até teria direito aos bens recuperados, aos olhos do povo daquela época, mas, não aceitou nada do que não lhe pertencia. Muito diferente dos políticos de hoje, que não se satisfazem com seus salários, e acabam prejudicando o povo, se apossando daquilo que não lhes pertence. Fica aqui, para nós, o exemplo de integridade de Abraão. Devemos ser íntegros. Os anjos de Deus acampam ao nosso redor, e nada escapa de sua atenção.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA