Veja! Ali vem um homem num carro com uma parelha de cavalos. E ele responde: ‘Caiu! A Babilônia caiu! Todas as imagens dos seus deuses estão despedaçados no chão! ’ – Isaías 21:9

Em Isaías 21, o profeta lamenta o cativeiro do povo e tem uma visão da queda de Babilônia pelas mãos dos medos e persas. Edom despreza o profeta e é advertido a se arrepender. Também fala sobre o tempo da calamidade da Arábia.
Mensagem sobre Babilônia (v.1-10):

Advertência contra Babilônia, o deserto junto ao mar: Como um vendaval em redemoinhos, impetuoso, um tufão que varre todo o Neguebe, um invasor vem do deserto, de uma terra pavorosa.

Eu tive uma visão terrível: O traidor fora traído, o saqueador saqueado. Elão, vá à luta! Média, feche o cerco! Ataquem e cerquem a cidade. Pois, ponho fim a todo gemido que ela provocou. Diante disso fiquei tomado de angústia, tive dores como as de uma mulher em trabalho de parto; estou tão transtornado que não posso ouvir o que Deus planeja fazer, tão atônito que não posso ver. A minha mente está confusa, o meu coração se estremece, o temor toma conta de mim; o anoitecer que tanto aguardava transformou-se em terror para mim. Eles põem as mesas, estendem a toalha, comem, bebem! Levantem-se! Preparem os escudos para a batalha! 

Assim me diz o Senhor: “Vá, coloque um vigia de prontidão para que anuncie tudo o que se aproximar. Quando ele vir carros de guerra, puxados por parelhas de cavalos, homens montados em jumentos ou em camelos, fique alerta, bem alerta”. Então o vigia gritou como um leão: “Dia após dia, meu senhor, eu fico na torre de vigia; todas as noites permaneço em meu posto. Veja! Ali vem um homem num carro com uma parelha de cavalos. E ele responde: ‘Babilônia caiu! Todas as imagens dos seus deuses estão despedaçados no chão! ’ “ Ah, meu povo malhado na eira, moído e peneirado! Eu lhes anunciei tudo que o Senhor dos Exércitos disse, tudo o que o Deus de Israel me falou.

Mensagem a respeito de Edom (v.11-12):

Advertência contra Dumá (Edom): Alguém de Seir me pergunta: “Guarda, quanto falta para amanhecer? Quando terminará a noite?” O guarda responde: “Logo chega o dia mas a noite também vem. Se quiserem perguntar de novo, voltem e perguntem”.

Mensagem contra a Arábia (v.13-16):

Advertência contra a Arábia: Ó caravanas de Dedã, que acampam nos bosques da Arábia, tragam água para os sedentos, vocês, que vivem em Tema, tragam alimentos para os fugitivos. Eles fogem da espada, da espada desembainhada, do arco preparado e da crueldade da batalha.

Assim me diz o Senhor: “Dentro de um ano, e nem um dia a mais, toda a pompa de Quedar chegará ao fim. Poucos serão os sobreviventes dos flecheiros, dos guerreiros de Quedar”. O Senhor, o Deus de Israel, falou.

Isaías teve uma visão que o deixou estarrecido, sentindo dores fortes como de uma mulher que vai dar a luz, a mente dele fica confusa. Ele está sendo avisado por Deus que que os Medos e os Persas estavam chegando para destruir Babilônia e os seus deuses. Ele se desespera para dar o alerta, mas o povo está tão envolvido com as suas festividades que nem dá crédito ao profeta. Deus nos avisa hoje de que está muito próxima a volta de Cristo, mas estamos tão envolvidos com os muitos afazeres, que esquecemos de nos preparar para esse grande encontro. Que Deus nos desperte de nossa sonolência e indiferença.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA