Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará. – Isaías 33:22
Em Isaías 33 o profeta apresenta duas situações opostas: os juízos de Deus contra os inimigos (assírios), e os privilégios dos fiéis, quando Deus liquidar com seus inimigos e restaurar a nação.

Profecia contra a Assiria (v.1-4):

Ai de você, assírios, destruidor, que ainda não foi destruído! Traidor, que não foi traído! Quando você parar de destruir, será destruído; quando parar de trair, será traído. Senhor, tem misericórdia de nós; pois por ti esperamos! Sê tu a nossa força cada manhã, nossa salvação na hora do perigo. Diante do trovão da tua voz, os povos fogem; quando te levantas, dispersam-se as nações. Como os campos são despojados por lagartas e gafanhotos, assim o exército da Assíria será despojado! 
Situação de Jerusalém (v.5-9):
O Senhor é exaltado, pois habita no alto; ele encherá Sião de retidão e justiça. Ele será o firme fundamento nos tempos a que você pertence, uma grande riqueza de salvação, sabedoria e conhecimento; o temor do Senhor é a chave desse tesouro. 
Vejam! Os seus heróis choram em público; os embaixadores da paz choram amargamente.  As estradas estão abandonadas, ninguém viaja por elas. Rompeu-se o acordo, suas testemunhas são desprezadas, não se respeita ninguém. A terra de Israel murcha de tanto chorar; o Líbano seca envergonhado; a planície de Sarom é como um deserto, a Arabá, e Basã e o Carmelo perdem sua folhagem, foram saqueados.
O Senhor promete livramento a Jerusalém (v.10-24):

Agora me levantarei”, diz o Senhor. “me erguerei; e serei exaltado.  Vocês concebem palha, e dão à luz restolho; seu sopro é um fogo que o consome.  Os povos serão queimados como se faz com a cal; como espinheiros cortados, serão postos no fogo.” Vocês que estão longe, atentem para o que eu fiz! Vocês, que estão perto, reconheçam o meu poder!

Em Sião os pecadores estão aterrorizados; o tremor se apodera dos ímpios: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Quem de nós pode conviver com a chama eterna? ” Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal,  é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

Seus olhos verão o rei em seu esplendor e vislumbrarão o território em toda a sua extensão. Em seus pensamentos você lembrará terrores passados: “Onde está o oficial maior? Onde está o que recebia tributos? Onde o encarregado das torres? ” Você não tornará a ver aquele povo arrogante, aquele povo de fala obscura, com sua língua estranha, incompreensível.

Olhe para Sião, a cidade das nossas festas sagradas; seus olhos verão Jerusalém, morada pacífica, tenda que não será removida; suas estacas jamais serão arrancadas, nem se romperá nenhuma de suas cordas. Ali o Senhor será o Poderoso para nós. Será como uma região de rios e canais largos, mas nenhum navio a remo os percorrerá, e nenhuma nau poderosa velejará neles. Pois o Senhor é o nosso juiz, o Senhor é o nosso legislador, o Senhor é o nosso rei; é ele que nos salvará. As vela dos inimigos pendem soltas de mastros quebrados, presas com cordas inúteis. Então será dividida grande quantidade de despojos, e até o aleijado levará sua presa. Nenhum morador de Sião dirá: “Estou doente e indefeso! ” E os pecados dos que ali habitam serão perdoados.

A pergunta feita por Isaías, é a mesma do Salmo 15: “Quem de nós pode conviver com o fogo consumidor? Com a chama eterna? “, e a resposta também é a mesma desse Salmo: “Aquele que anda corretamente e fala o que é reto, que recusa o lucro injusto, cuja mão não aceita suborno, que tapa os ouvidos para as tramas de assassinatos e fecha os olhos para não contemplar o mal,  é esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará”. Deus deixou o padrão para que Seu povo saiba que o Senhor espera de nós: retidão, integridade, não se envolve nas tramoias dos que o cercam. Deus quer um povo que tenha um caráter semelhante ao seu, e esse é o trabalho que o Espírito Santo quer fazer na minha e na tua vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA