Naquele dia o renovo do Senhor será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. – Isaías 4:2

Em Isaías 4, o profeta fala sobre a culminação dos males, com invasões, mortes, e muitos levados ao cativeiro; e também sobre o reino do Messias para aqueles que forem fiéis ao Senhor.

Invasão e destruição (v.1):

Naquele dia, durante as guerras contra os inimigos, restarão tão poucos homens (muitos morreram e outros foram para o cativeiro) que sete mulheres brigarão por um só e dirão: Deixe que todas nós nos casemos com você! Providenciaremos nossa comida e nossas roupas. Só queremos seu sobrenome, para que não zombem de nós! Tira o nosso opróbrio (era vergonha para a mulher não ter um filho)!

Promessa de restauração (v.2-6):

Naquele dia (destruição para os ímpios, e salvação aos justos) o renovo do Senhor (Cristo) será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem (o remanescente que sobreviver) de Israel. E será que aquele que for deixado em Sião, serão um povo santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém;  Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião (perdão aos arrependidos), e limpar o sangue de Jerusalém, do meio dela, com o espírito de justiça, e com o espírito de ardor (com o quente sopro de julgamento abrasador).

E criará o Senhor sobre todo o lugar do monte de Sião, e sobre as suas assembleias, uma nuvem de dia e uma fumaça, e um resplendor de fogo flamejante de noite; porque sobre toda a glória haverá proteção. 6 E haverá um tabernáculo para sombra contra o calor do dia; e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.

O grande tema da mensagem de Isaías é a santidade. Ele viu o Senhor sentado no Seu trono e ficou profundamente impressionado com o caráter santo de Deus. O título que ele aplica constantemente a Deus é “o Santo de Israel”. O objetivo constante de Isaías era que Israel abandonasse seus pecados e se tornasse um povo santo. Esse é o objetivo de Deus para o Seu povo no desfecho da história, que todos nós sejamos santos como Ele é santo. Esse é o trabalho do Espírito Santo no coração e na mente de cada um dos que aceitaram a Cristo como seu salvador.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA