Ah! Se  tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então, seria a tua paz como um rio, e a tua justiça, como as ondas do mar. – Isaías 48:18

Em Isaías 48, Deus revela as profecias para convencer o povo judeu de sua conhecida obstinação. Ele os salva por amor de Si mesmo. Exorta-os a obedecer, por Seu poder e providência. Lamenta o retrocesso deles. Com poder, liberta-os de Babilônia.

 O teimoso povo de Deus (V.1-11):

Escute isto, ó comunidade de Jacó, vocês que são chamados pelo nome de Israel e vêm da linhagem de Judá, vocês que fazem juramentos pelo nome do Senhor e invocam o Deus de Israel, mas não em verdade ou retidão; vocês que chamam a si mesmos cidadãos da cidade santa e dizem confiar no Deus de Israel; o Senhor dos Exércitos é o seu nome. Eu predisse há muito as coisas passadas, minha boca as anunciou, e eu as fiz conhecidas; então repentinamente agi, e elas aconteceram. Pois eu sabia quão obstinado você era; os tendões de seu pescoço eram rígidos como o ferro, a sua testa era dura como o bronze.

Por isso há muito lhe contei essas coisas; antes que acontecessem eu as anunciei a você para que você não pudesse dizer: “Meus ídolos as fizeram; minha imagem de madeira e meu deus de metal as determinaram”. Você tem ouvido essas coisas; olhe para todas elas. Você não irá admiti-las? De agora em diante eu lhe contarei coisas novas, coisas ocultas, que você desconhece. Elas foram criadas agora, e não há muito tempo; você nunca as conheceu antes. Por isso você não pode dizer: “Sim, eu as conhecia”.

Você não tinha conhecimento nem entendimento; desde a antiguidade o seu ouvido tem se fechado. Sei quão traiçoeiro você é; desde o nascimento você foi chamado rebelde. Por amor do meu próprio nome eu adio a minha ira; por amor de meu louvor eu a contive, para que você não fosse eliminado. Veja, eu refinei você, embora não como prata; eu o provei na fornalha da aflição. Por amor de mim mesmo eu faço isso. Como posso permitir que eu mesmo seja difamado? Não darei minha glória a nenhum outro.

Libertos da Babilônia (v.12-22):

Escute-me, ó Jacó, Israel, a quem chamei, meu escolhido: Eu sou sempre o mesmo; o primeiro e o último. Minha própria mão lançou os alicerces da terra, e a minha mão direita estendeu os céus; quando eu os convoco, todos juntos se põem em pé. Reúnam-se, todos vocês, e escutem: Qual dos ídolos predisse essas coisas? O chamou  Ciro, e ele cumprirá seu propósito contra a Babilônia.

Eu falei; sim, eu o chamei. Eu o trarei, e ele será bem-sucedido em sua missão. “Aproximem-se de mim e escutem isto: “Desde o primeiro anúncio não falei secretamente; na hora em que acontecer, estarei ali.” E agora o Soberano, o Senhor, me enviou, com seu Espírito. Assim diz o Senhor, o seu redentor, o Santo de Israel: Eu sou o Senhor, o seu Deus, que lhe ensina o que é melhor para você, que o dirige no caminho em que você deve ir. Se tão-somente você tivesse prestado atenção às minhas ordens, sua paz seria como um rio, sua retidão, como as ondas do mar.

Seus descendentes seriam como a areia, seus filhos, como seus inúmeros grãos; o nome deles jamais seria eliminado nem destruído de diante de mim. Saim do cativeiro. Deixem Babilônia e os babilônios! Anunciem isso com gritos de alegria e proclamem-no. Enviem-no aos confins da terra; digam: O Senhor resgatou seu servo Jacó. Não tiveram sede quando ele os conduziu através dos desertos; ele fez água fluir da rocha para eles; fendeu a rocha, e a água jorrou. “Não há paz alguma para os ímpios”, diz o Senhor.

Isaías se dirige aos hipócritas de Israel, que professavam servir a Deus, mas na verdade faziam o que queriam. Esses traidores diziam ser cidadãos de Sião, mas o eram apenas no nome. Buscavam os benefícios que resultavam da lealdade a Deus, mas não estavam dispostos a pagar o preço da obediência. Não há paz alguma para os ímpios. Paz é o resultado seguro da justiça, e é completamente inatingível para os que andam nos caminhos do mal. Escolha servir ao Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA