Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos? – Isaías 8:19

Em Isaías 8, o profeta recebeu a ordem de fazer uma placa e escrever nela: “Maher-Shalal-Hásh-Baz”, e profetizar que a Síria e Israel serão subjugados pela Assíria, Do mesmo modo, Judá sofrerá devido a infidelidade. Os juízos de Deus serão implacáveis. Os que temem a Deus serão consolados. Os idólatras sofrerão grandes aflições.

A invasão dos assírios (v.1-10):

O Senhor me disse: “Tome uma placa de bom tamanho, grande, e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz (Rápido-Despojo-Presa-Segura, indicava a iminente invasão Assíria)”. Chamei o sacerdote Urias, e Zacarias, filho de Jeberequias, dois homens de confiança e honestos, que fossem testemunhas do que fiz.

Então deitei-me com minha esposa e ela engravidou e deu à luz um filho. E o Senhor me disse: “Dê-lhe o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. Pois antes que o menino saiba dizer ‘papai’ ou ‘mamãe’, a riqueza de Damasco e os bens de Samaria serão levados pelo rei da Assíria”.

O Senhor falou comigo: “Meu cuidado pelo povo de Judá é como as águas de Siloé, que fluem suavemente. Contudo eles me rejeitaram, e agora alegram-se com o que acontecerá a Rezim e com o filho de Remalias, o Senhor está trazendo sobre eles as poderosas e devastadoras águas do Eufrates, o rei da Assíria com todo sua glória. Elas transbordarão em todos os seus canais, e cobrirão Judá até o seu pescoço. Seus braços abertos se espalharão por toda a tua terra, ó Emanuel!”

Continuem a fazer o mal, ó nações, e vocês serão destruídas! Escutem, terras distantes: Ainda que vocês se preparem para o combate, serão destruídas! Sim, mesmo que se preparem para o combate, vocês serão destruídas! Mesmo que vocês criem estratégias, conselhos de guerra, elas serão frustradas; mesmo que façam planos, não terão sucesso, pois Deus está conosco!

O Senhor a nossa esperança (v.11-22):

O Senhor falou comigo com veemência, advertindo-me a não seguir o caminho desse povo, nem pensar como eles: “Não chame tudo de conspiração como eles fazem; não temam aquilo que eles temem, nem se apavorem. Ao Senhor dos Exércitos é que vocês devem considerar santo em suas vidas, a ele é que vocês devem temer, dele é que vocês devem ter pavor. Para Israel e Judá Ele será uma pedra de tropeço, uma rocha que faz cair. Para o povo de Jerusalém ele será uma armadilha e um laço. Muitos deles tropeçarão, cairão e serão despedaçados, presos no laço e capturados”. Guarde o mandamento com cuidado e sele a lei entre os meus discípulos. Preserve os ensinamentos de Deus.  Esperarei pelo Senhor, que se afastou dos descendentes de Jacó. Nele porei a minha esperança.

Aqui estou eu com os filhos que o Senhor me deu. Em Israel somos sinais e símbolos da parte do Senhor dos Exércitos, que habita no monte Sião. Quando disserem a vocês: “Consultem médiuns e aos que consultam os espíritos dos mortos. Com sussurros e murmúrios eles nos dirão o que fazer.” Mas será que o povo não deve pedir orientação a Deus? Será que os vivos devem buscar a orientação de mortos?

Respondam: “Consultem à lei e aos mandamentos de Deus! ” Se eles não falarem conforme esta palavra, vocês jamais verão a luz! Aflitos e famintos vaguearão pela terra, ficarão irados e, olhando para cima, amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus. Depois olharão para a terra e só verão aflição, trevas e temível escuridão, e serão atirados em densas trevas.

Os planos dos Assírios não prevaleceriam contra o povo de Deus porque Ele estava com eles. Apesar da pregação fervorosa de Isaías para que o povo aceitasse a direção de Deus, eles preferiram seguir os seus próprios caminhos. O rei Ezequias confiou no Senhor, e a resposta de Deus foi a destruição do exército inimigo, 185 mil soldados de Senaqueribe, foram mortos em uma só noite pelo anjo do Senhor (2 Reis 19:35). Mas o rei Acaz não quis confiar no Senhor.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA