Israel amava mais a José que a todos os seus filhos, porque era filho da sua velhice; e fez-lhe uma túnica talar de mangas compridas. Gênesis 37:3

Jacó amava mais a José (v.1-4):
Em Gênesis 37, José tinha 17 anos, e pastoreava os rebanhos com os irmãos. Ajudava os filhos de Bila e de Zilpa, e contava ao pai a má fama deles.
Israel gostava mais de José do que dos outros filhos, porque nascera em sua velhice e sua mãe era Raquel. Mandou fazer para ele uma linda túnica longa. Seus  irmãos o odiaram.
Os sonhos de Jose (v.5-11):
José teve um sonho e contou a seus irmãos.  Nesse sonho, eles amarravam feixes de trigo, e o feixe de José ficou em pé e os demais se curvaram diante dele. Eles disseram: “Quer dizer que você vai nos governar?” E o odiaram ainda mais.
Teve um segundo sonho e o contou aos irmãos. Desta vez “o sol, a lua e onze estrelas se curvavam diante de mim”. Seu pai o repreendeu e disse: “Será que eu, sua mãe, e seus irmãos viremos a nos curvar diante de você?”, Seus irmãos o odiavam enquanto Jacó refletia naquilo.
José é vendido como escravo (v.12-28):
Seus irmãos estavam cuidando dos rebanhos perto de Siquém, e Israel mandou José ir até lá para verificar como estavam indo. José foi, mas se perdeu quando se aproximava de Siquém. Um homem viu que ele estava perdido e lhe disse que seus irmãos haviam ido para Dotã. José os encontrou lá. Siquém ficava a 95 km ao norte de Hebron, e Dotã, mais 25 km. adiante.
Quando seus irmãos o viram planejaram matar “o sonhador”. Depois o jogariam num poço, e diriam ao pai que um animal selvagem o devorou.  Rúben tentou livrá-lo das mãos deles sugerindo que o colocassem em uma  cisterna vazia. A intenção era levá-lo, depois, de volta ao pai.  Para homens que haviam matado os moradores de Siquém, dificilmente pareceria um pecado grave matar mais um.
Chegando José lhe arranca­ram a túnica, e o jogaram em um poço vazio e sem água. Viram uma caravana de ismaelitas viajando de Gileade para o Egito, carregados de especiarias, bálsamo e mirra. Judá sugeriu que o vendessem aos ismaelitas, e seus irmãos concordaram. José foi vendido por 20 peças de prata (aproximadamente 228 gramas de prata).
Informando Jacó sobre o ocorrido (v.29-36):
Quando Rúben voltou e não achou José, rasgou suas vestes e perguntou pelo jovem. Então planejaram matar um bode e molhar a túnica rasgada no sangue do animal, e a mandaram ao pai com o recado: “Veja se é a túnica de José”.
Quando viu, Jacó rasgou suas vestes, vestiu-se de pano de saco e chorou muitos dias por seu filho. Todos vieram consolá-lo, mas ele recusou ser consolado, dizendo: “Chorando descerei à sepultura para junto de meu filho”. Nesse meio tempo, no Egito, os midianitas venderam José a Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda. Os insensíveis criminosos se tornaram ternos consoladores, buscando mitigar a dor que haviam cruelmente provocado ao pai.
Muitas vezes, os pais podem ter as suas preferências por um determinado filho, amando-o mais em detrimento dos demais. Isso pode ocorrer, mesmo que tentemos dedicar amor por igual a todos os filhos. Isaque mostrou sua preferência por Esaú. Jacó não foi diferente de seu pai, ao amar mais a José do que aos demais filhos. Isso trouxe uma série de inconvenientes no relacionamento entre os irmãos, pois estes passaram a odiá-lo, e isso chegou a tal ponto, que tramaram a sua morte. Foi salvo por seu irmão mais velho, Rúben, mas não conseguiu evitar que seus irmãos o vendessem para os ismaelitas, que o levaram para o Egito. O amor dos pais deve ser distribuido por igual entre os filhos, nunca deixando transparecer que possam amar mais a um do que ao outro. Isso só pode ser conseguido, buscando ajuda em Deus, para ter sabedoria na relacionamento com seus filhos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA