Em Deus estão a sabedoria e o poder; a ele pertencem o conselho e o entendimento. – Jó 12:13

Em Jó 12, pela primeira vez Jó usa de sarcasmo ao responder a seus amigos. “Vocês de fato sabem tudo, não é? Mas, quando morrerem, a sabedoria morrerá com vocês!” É como se Jó estivesse dizendo que a verdade estava somente com seus amigos, os únicos que merecem atenção e que podem falar. E logo se defende dizendo que também tem entendimento (v.1-3).

Ele lamenta o fato de que um homem de caráter integro e reto, como ele, que conhece a Deus, esteja sendo objeto de ridículo. Depois salienta que mesmo entre os animais inferiores, os violentos prosperam e os inocentes são as vítimas. “Pergunte aos animais, às aves do céu, fale com a terra, deixe que os peixes do mar o informem, pois todos eles sabem que o meu sofrimento veio da mão do Senhor” (v.4-9).

“A sabedoria pertence aos idosos, e o entendimento, aos mais velhos? Não! Com Deus está a sabedoria e a força; a Ele pertencem o conselho e o entendimento. Mesmo nas secas e nas inundações, Deus está no controle. Os conselheiros, os juízes, os reis e sua autoridade, os sacerdotes, os poderosos, os eloquentes, o anciãos e seu entendimento, os príncipes, todos estão debaixo do poder de Deus. Ele exalta nações e as destrói, expande nações e as abandona (v.10-25).

Jó demonstrou que os argumentos de seus amigos não eram superiores ao seu conhecimento, pois ele estava ciente de tudo isso, e estava tão familiarizado com provérbios sobre Deus quanto eles. Só que os amigos interpretavam a Deus como alguém que recompensava as pessoas nesta vida de acordo com seus atos. Jó vê a Deus como alguém que governa os assuntos humanos a partir de outro critério, não por seus atos. Ele tinha a certeza de que sua vida era irrepreensível.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA