Vão em paz, o Senhor está cuidando de vocês. Juízes 18:6

Juízes 18 fala sobre a idolatria da tribo de Dã, em um tempo em que Israel não tinha rei, e Dã não conseguira tomar posse das terras herdadas (v.1).

Escolheram 5 guerreiros corajosos para inspecionar um novo território onde poderiam se estabelecer. Passaram pelo território de Efraim, e se hospedaram na casa de Mica (Juízes 17). Lá reconheceram o sotaque de um dos moradores como sendo um levita. Pediram que consultasse a Deus sobre a viagem que empreendiam e se seriam bem sucedidos. O levita lhes disse que poderiam ir em paz, “O Senhor cuidará de sua viagem” (v.2-6).

Prosseguiram até a cidade de Lais e notaram que os habitantes locais viviam tranquilos e seguros. Voltaram para suas terras e deram as boas novas para seus irmãos, incentivando-os a atacar os moradores locais, pois a terra era muito boa. “Deus nos deu uma terra espaçosa e fértil, onde não falta nada!” (v.7-10).

Apenas 600 guerreiros com suas famílias, partiram para conquistar Laís. Passando pela casa de Mica, levaram os ídolos da casa, e também o sacerdote, que aceitou ser sacerdote de uma nação ao invés de uma unica pessoa. Mica, ao perceber o que tinha acontecido, arregimentou um pequeno exército e os perseguiu, mas desistiu quando viu que o exército de Dã era maior e mais bem equipado do que o dele. Os personagens desta narrativa eram: Mica, um ladrão, o levita, um mercenário e os danitas saqueadores (v.11-26).

Ao chegarem em Laís, atacaram seus moradores e queimaram a cidade. Então reedificaram-na e passaram a morar nela, mudando o nome para Dã, em homenagem ao seu ancestral. Levantaram ali a imagem esculpida e nomearam Jônatas, neto de Moisés, como sacerdote. Adoraram a imagem esculpida e se afastaram de Deus (v.27-31).

Deus havia lhes designados uma terra, mas não conseguiam expulsar os moradores locais, e foram procurar outras terras. Roubaram imagens de escultura no caminho e passaram a adora-las ao invés do Deus verdadeiro. Quando não estamos dispostos a obedecer a Deus, qualquer outro deus serve para adoração.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA