Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa. Salmo 128:3

Hoje é um dia especial para mim, pois em uma terça-feira, 18 de janeiro de 1983, minha esposa, Marly, e eu nos casamos. Deus abençoou nosso matrimônio, e nosso lar foi enriquecido com o nascimento de três filhos queridos: Suellen, William e Shelley. Ao longo dos anos, minha esposa tem embelezado e perfumado nossa vida. Se não fosse pelo auxílio dela, nunca teria conseguido separar tempo de minha agenda apertada para escrever estas meditações diárias. Por isso, sou muito grato a ela e aproveito esta ocasião para refletir sobre como uma casa pode se tornar um lar.

Inquestionavelmente, a família é a instituição social mais importante que existe. No entanto, ela enfrenta uma crise profunda em nossa sociedade. Muitas famílias vivem sob o mesmo teto, comem juntas ao redor da mesma mesa, mas não têm um lar. Um ditado popular sugere: “Encha uma casa de amor, e ela se tornará um lar.” Eu acrescentaria ainda que um lar sólido é um presente de Deus construído com amor e sustentado por valores e princípios.

Ernestine Schumann-Heink (1861-1936) definiu lar da seguinte maneira: “Um teto para nos abrigar da chuva. Quatro paredes para nos proteger do vento. Assoalho para nos manter longe do frio. Sim, mas é muito mais do que isso. É o choro de um bebê, a canção da mãe, a força do pai. É o calor de corações que se amam, a luz de olhos felizes, a bondade, a lealdade e o companheirismo. O lar é a primeira escola e a primeira igreja das crianças, onde aprendem o que é correto, o que é bom e o que é amável. É para onde as crianças vão quando querem conforto, quando estão feridas ou doentes. É onde a alegria é compartilhada e a tristeza é suavizada. Onde pai e mãe são respeitados e amados, e as crianças são queridas. É o lugar em que o mais simples dos alimentos é suficientemente bom para os reis, visto que é ganho com trabalho. É onde o dinheiro não é tão importante quanto o amor e a bondade. É onde até a chaleira canta de felicidade. Isso é um lar. Deus o abençoe.”

Não existem famílias perfeitas nem lares sem defeito em nosso mundo pecaminoso. No entanto, nossa missão é restaurar famílias quebradas e transformar casas frias em lares calorosos. O preparo para a segunda vinda de Cristo envolve a obra de fazer “com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais” (Ml 4:5, 6, NVI). Nosso lar terreno deve se tornar um centro de apoio para nossa jornada rumo ao lar celestial. – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA