Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel: Se uma mulher conceber e tiver um menino, será imunda sete dias; como nos dias da sua menstruação, será imunda. – Levíticos 12:1-2

Os capítulos 12 a 15 de Levíticos lidam com a impureza pessoal, tanto física quanto cerimonial, que não envolve transgressão moral. Em Levítico 12, aparecem as orientações sobre a purificação da mulher depois do parto e as ofertas para sua purificação.

Se a mulher der a luz um menino, ela ficaria impura por sete dias, “e, no oitavo dia, se circuncidará ao menino a carne do seu prepúcio”. Este rito foi primeiramente praticado em Isaque (Gênesis 17:10-11; 21:4), como prova do cumprimento da promessa do concerto em relação a seu nascimento. Depois desse período, “a mulher ficaria 33 dias a purificar-se do seu sangue, e não poderia tocar em coisa santa, nem entrar no santuário, até que se cumprissem os dias da sua purificação.” (v.1-4).

Mas, se uma menina, o prazo de impureza seria bem maior, ficaria duas semanas imunda, como na sua menstruação, depois, sessenta e seis dias para purificar-se do seu sangue. Cumpridos os dias de purificação, a mãe deveria levar a oferta por holocausto e uma oferta pelo pecado, que seria oferecida pelo sacerdote (v.5-8).

Nos tempos antigos, as mulheres não tinham muita alegria na vida. Elas faziam a maior parte do trabalho árduo que cabia aos homens. Isso ainda acontece em muitos países, onde tanto o trabalho de casa quanto o do campo são feitos pelas mulheres. Foi sob tais condições, que Deus fez provisão para as mães de Israel, prescrevendo-lhes um período de relativo repouso e isolamento durante algumas semanas.

Deus se preocupa com cada detalhe na vida das mulheres, assim como dos homens também. Só precisamos criar o hábito da leitura de Sua Palavra diariamente para sermos fortalecidos no Senhor e na força do seu poder (Efésios 6:10).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA