Não use fermento ao preparar qualquer das ofertas de cereal a ser apresentada ao Senhor, pois nem fermento nem mel devem ser queimados como oferta. Lev. 2:11

Em Levítico 2, Deus orienta quanto a oferta de manjares, ou de cereais, que designava um presente dado a um superior, um presente a Deus, uma oferenda de homenagem, um reconhecimento da superioridade dAquele a quem o presente era oferecido. Como a oferta de Jacó para Esaú (Gen. 32:13), ou o presente que os irmãos de José lhe deram ao chegar ao Egito (Gen. 43:11).

Significava a dependência de Deus por todas as boas coisas da vida, em reconhecimento a Ele como proprietário e provedor. As ofertas deveriam ser de flor de farinha (trigo escolhido, limpo, e triturado entre as pedras do moinho, e representava o trabalho do homem, seus talentos consagrados e aperfeiçoados), azeite (simbolo do Espírito Santo) e incenso (símbolo de nossas orações ao SENHOR) (v.1). O sal era acrescentado a todas elas (v.13).

O sacerdote separava uma parte de cada um dos itens trazidos (flor de farinha, azeite e incenso, acrescida de sal), e queimava no altar como oferta de aroma agradável ao SENHOR (v.2). O que sobrava ficava para os sacerdotes e era considerada “coisa santíssima das ofertas queimadas ao SENHOR (v.3).

O fermento (simbolo da corrupção e do pecado) era proibido em qualquer oferta de manjares apresentada a Deus para ser queimada no altar. Também o mel (utilizado para levedar o vinho e transformá-lo em vinagre) tinha a mesma aplicação do fermento (v.11). O sal em sua propriedade de preservar, é contrário ao fermento e o mel. Simboliza a purificação e a preservação dos princípios da santidade e da verdade (v.13).

Devemos nos consagrar a Deusa cada dia. Somos responsáveis pelos talentos que nos foram confiados, sejam bens, tempo ou dons naturais. Somos mordomos, e Deus é o Senhor justo. Tudo pertence a Ele e tudo deve ser posto sobre o altar.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA