E isto será como sinal na tua mão e por frontais entre os teus olhos; porque o Senhor com mão forte nos tirou do Egito. – Êxodo 13:16

A consagração do primeiro filho (V.1-16):

Em Êxodo 13, O Senhor diz a Moisés para consagrar a Ele, todos os primogênitos, pois eles Lhe pertencem, assim como as primeiras crias dos animais.
Moisés orienta ao povo para comemorar esse dia em que saíram do Egito, porque o Senhor os tirou dali com mão poderosa. “Quando entrarem na terra que Ele jurou dar a vocês, cele­brem esta cerimônia neste mesmo mês. Durante 7 dias comam pão sem fermento, e não tenham nenhum fermento em seu território, e, no sétimo dia, façam uma festa dedicada ao Senhor. Visto que o Senhor tinha livrado os primogênitos de Israel, eles se tornaram Sua propriedade especial e deveriam ser dedicados a Ele.
“Expliquem aos seus filhos que esta celebração é para comemorar o que o Senhor fez para libertá-los. Isto lhe será como sinal em sua mão e memorial em sua testa (ver Apocalipse 13:16 a contrafação de Satanás), para que a lei do Senhor esteja em seus lábios”. Também deveriam apresentar ao Senhor os primogênitos e todos os machos das primeiras crias pois pertencem ao Senhor. Mais tarde, Deus separou a tribo de Levi para Seu serviço como uma substituição dos primogênitos das outras tribos.
Deus guia o povo pelo caminho do deserto (v.17-22):
Deus não os guiou pela rota da terra dos filisteus, embora este fosse o caminho mais curto, para evitar uma guerra logo na saída. Ele fez o povo dar a volta pelo de­serto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho.
Deus tinha dois motivos para levar o povo por esse caminho:
  • Estavam desarmado e não tinha o costume de guerrear;
  • Era propósito de Deus se encontrar com o povo no monte Horebe, onde comunicaria Sua lei.
Moisés levou os ossos de José, conforme pedido dele, antes de sua morte. Os israelitas partiram de Sucote e acam­param em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia, nem a coluna de fogo, de noite. Como comandante militar egípcio e fugitivo do faraó, Moisés já estava familiarizado com a rota a seguir. Mas, Deus dirigia pessoalmente a jornada através da coluna de nuvem e de fogo.
Depois de tantos anos como escravos, precisavam ser reeducados nos caminhos do Senhor. Muita coisa para ensinar ao povo, para que se firmassem nos ensinamentos do Senhor. Nova vida, novos hábitos, nova forma de viver – novo estilo de vida. Deus tinha um plano todo especial para o Seu povo. E eles também nos incluem. Deus quer que todos tenhamos um novo “estilo de vida”, firmado em Seus ensinamentos.
Os versículos 9 e 16, nos levam para um acontecimento final, no desfecho da história, no livro de Apocalipse, onde nos é dito que os seguidores da besta terão um sinal na mão direita ou sobre a fronte (Ap.13:16-17). Oposto ao sinal de Deus, que indicou livramento no passado, e indica no futuro também. 

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA