Assisti recentemente a este filme e achei muito bom. O filme  não pretende ser uma cinebiografia do ex-presidente da África do Sul. A ação se inicia em 1968, quando o líder político, já preso (vivido por Dennis Haysbert, do seriado 24 Horas), já é uma personalidade idolatrada pelos negros e temido pela minoria branca daquele país. O filme transcorre sob o ponto de vista do sargento James Gregory (Joseph Fiennes, de Lutero), que assume a direção da penitenciária onde se encontra o famoso detento. A princípio, Gregory radicalmente racista, considera os negros como animais e está disposto a qualquer sacrifício para que os brancos não sejam ameaçados no controle político do país. Aos poucos, porém, quanto mais ele toma contato com Mandela, mais começa a rever seus conceitos.

O filme transcorre dentro de uma narrativa tradicional, e tem uma estética que se assemelha a das tradicionais minisséries de televisão. Ele mostra a luta de Nelson Mandela para conseguir a liberdade para seu povo. Isso lhe custou mais de 20 anos de prisão, totalmente isolado de sua familia. Um carcereiro escolhido para acompanhar Mandela na prisão, e verificar as correspondências dos demais presidiarios, por falar uma lingua nativa, começa a perceber que não se trata de um movimento comunista, mas sim humanitário, o dos negros africanos.

Os valores abordados pelo filme são dignos de registro (a tomada de consciência, a tentativa de reparação do próprio erro, o crescimento humanista, redenção, etc…). O roteiro foi escrito a partir do próprio livro de memórias de James Gregory. Vale a pena assistir!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA