Israel estendeu a mão direita sobre a cabeça de Efraim, o mais novo, e a esquerda sobre a cabeça de Manassés, o primogênito, cruzando as mãos. Gênesis 48:14

Jacó adoece (v.1-7):
Em Gênesis 48, José, ao saber seu pai não está bem, vai visitá-lo juntamente com seus filhos, que estariam com 25 e 19 anos. Jacó assentou-se na cama, e contou para José sobre a bênção e a promessa de Deus: “Eu o farei prolífero e o multiplicarei. Farei de você uma comunidade de povos e darei esta terra por propriedade perpétua aos seus descendentes”.
Quanto a Manassés e Efraim, teriam os mesmos direitos que Rubens e Simeão, os primogênitos de Jacó. Assim José teria uma porção dupla, através de seus filhos. Falou sobre a morte de Raquel, mãe de José, que foi sepultada em Efrata. Talvez o seu desejo fosse que Raquel estivesse ali para contemplar seu primogênito exaltado sobre o maior império da época.
Jacó abençoa José e seus filhos (v.8-22):
Ao ver os filhos de José, perguntou quem eram, pois não enxergava direito devido a idade, e José respondeu: “São os filhos que Deus me deu aqui”. Jacó pediu que os trouxesse até ele para os abençoar. José os levou, e Jacó os beijou e abraçou, e disse: “Nunca pensei que veria a sua face novamente, e agora Deus me concede ver também os seus filhos!”
José colocou Efraim perto da mão esquerda de Israel, e Manassés perto da mão direita. Israel (Jacó), porém, cruzou os braços, colocando a mão direita sobre Efraim, e a esquerda sobre Manassés, embora Manassés fosse o primogênito. E abençoou a José, dizendo: “Que o Deus, a quem serviram meus pais Abraão e Isaque, e que tem sido o meu pastor até hoje, o Anjo que me redimiu de todo o mal, abençoe estes meninos. Sejam eles chamados pelo meu nome e pelos nomes de Abraão e Isaque, e cresçam muito na terra”. Este é o primeiro relato bíblico da imposição de mãos como um símbolo de bênção. Jacó transferiu para José, através de seus filhos, a bênção de Deus.
José tentou inverter as mãos do pai, mas, Jacó respondeu: “Eu sei, meu filho. Ele também se tornará um povo grande. Mas, o mais novo será maior do que ele, e seus descendentes se tornarão muitos povos. O povo de Israel usará os seus nomes para abençoar uns aos outros com esta expressão: Que Deus faça a você como fez a Efraim e a Manassés!” E colocou Efraim à frente de Manassés. Esta bênção se cumpriu no tempo dos juízes, quando a tribo de Efraim assumiu a liderança entre as dez tribos do norte.
Israel disse a José: “Estou para morrer, mas Deus estará com vocês e os levará de volta à terra de seus antepassados. E a você, como alguém que está acima de seus irmãos, dou a região montanhosa que tomei dos amorreus com a minha espada e com o meu arco”. Provavelmente se referindo a Siquém, onde seus filhos mataram todo o povo da cidade, e foram obrigados a se mudar de lá por possível retaliação. Apesar de a Bíblia não fazer menção, provavelmente Jacó teve que retomar a região a força.
Uma porção dobrada na herança de Jacó, estava destinada a descendência de José, pois seus filhos, foram aceitos como se fossem filhos de Jacó. Importante notar que José tinha um plano quanto as bençãos de seus filhos, mas Deus tinha outro plano diferente, privilegiando a Efraim ao invés de Manassés, e Jacó atendeu a orientação de Deus. As orientações de Deus devem prevalecer em nossa vida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA