Vi novo céu e nova terra, […] e o mar já não existe. Apocalipse 21:1

O Apocalipse renova nossa esperança e garante que o dia do retorno de Jesus está próximo. O mundo já parece estar “maduro” ou bem perto disso. Pense bem: Será que a situação ainda pode ficar muito pior? Qual será a condição do planeta e das pessoas, daqui a 20 ou 30 anos, se continuarmos no ritmo em que estamos? O evangelho do reino também está sendo pregado fortemente. Com os rápidos meios de comunicação em massa, já não podemos contabilizar seu alcance. O Céu também está pronto. João o viu e confirmou a promessa feita a Isaías: “Eis que Eu crio novos céus e nova terra” (Is 65:17). Como Ellen White disse, “ouvimos os passos de um Deus que Se aproxima” (Evangelismo, p. 219).

Ao falar sobre a nossa esperança de viver no lugar perfeito que Deus está preparando para nós, João enfatiza, no verso de hoje, que “o mar já não existe”. Isso parece contraditório, já que o mar é parte da criação divina, e o próprio apóstolo menciona, em Apocalipse 4:6 e 15:2, a existência do mar de vidro no Céu.

Para entender melhor, é preciso lembrar que o apóstolo estava exilado na ilha de Patmos, onde o mar, em determinadas épocas do ano, é extremamente violento. As ondas fortes representavam para ele medo, ameaça e condenação. Além disso, cercado de água por todos os lados, é possível que João enxergasse o mar como algo que o separasse de seus queridos. Por meio dessa linguagem figurada, o apóstolo estava dizendo que, na nova Terra, “a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram (Ap 21:4).

Se fosse contextualizar para sua vida, como você terminaria o verso bíblico de hoje? Talvez você escreveria: “e o câncer já não existe”, ou “e a morte já não existe”, ou possivelmente “e o desemprego já não existe”. Deus lhe permite olhar para cima com a certeza de que em breve o sofrimento acabará.

O livro do Apocalipse apresenta de modo claro nossa esperança. Nele, além de revelar a concretização de Sua justiça e as belezas que têm preparado, o Senhor nos conforta com a certeza de que todo tipo de sofrimento existente neste mundo não existirá mais. Jesus em breve virá! Essa é a nossa esperança. Mantenha essa certeza viva no coração.

Erton Köhler, Nossa Esperança, MM 2019, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA