Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah! Senhor! Eu nunca fui eloquente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua. – Êxodo 4:10

Sinais do poder de Deus (V.1-18):

Êxodo 4 começa com um dialogo entre Deus e Moisés:
  • Moisés: “E se eles não acreditarem em mim achando que o Senhor não me apareceu?”
  • Deus: “Jogue essa vara em sua mão ao chão”. Moisés jogou-a, ela virou uma serpente, e Moisés fugiu. O Senhor lhe disse: “Pegue-a pela cauda”. Moisés obedeceu, e ela se transformou numa vara. E disse o Senhor: “Isso é para que eles acreditem que o Deus de Abraão, Isaque, e Jacó, apareceu a você”.
  • Deus: “Coloque a mão no peito”. Moisés obedeceu e, quando a retirou, ela estava leprosa; parecia neve. “Agora, coloque-a de novo no peito”. Moisés obedeceu e, quando a tirou, ela estava normal. ” Se eles não acreditarem em você ao primeiro sinal, acreditarão no se­gundo. E se ainda assim não acreditarem nestes dois sinais nem lhe derem ouvidos, derrame um pou­co de água do Nilo em terra seca., e ela se transformará em sangue.
  • Moisés: “Ó Senhor! Tenho dificuldades no falar!”
  • Deus: “Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com você, ensinando-lhe o que dizer”.
  • Moisés: “Ah, Senhor! Peço-te que envies outra pessoa”.
  • Deus, irado com Moisés: “Você não tem o seu irmão Arão, o levita? Eu sei que ele fala bem. Ele já está vin­do ao seu encontro e se alegrará ao vê-lo.
  • Deus: “Eu falarei com você e Arão será o seu porta-voz diante do povo. Leve na mão esta vara; com ela você fará os sinais milagrosos”.

Aquele que era “poderoso em palavras e obras” (Atos 7:22) agora declarava ter dificuldade para falar. Deus havia garantido o sucesso de sua missão, e ele estava colocando em duvida as promessas de Deus. O trabalho que era para Moisés fazer sozinho, agora seria compartilhado com seu irmão Arão. Depois Moisés voltou a Jetro, seu sogro, e lhe disse: “Preciso voltar ao Egito para ver se meus parentes ainda vivem”.

Moisés volta ao Egito (v.19-31):
O Senhor havia dito a Moisés: “Volte ao Egito, pois já morreram todos os que procuravam matá-lo”. Então Moi­sés partiu com sua mulher e filhos para o  Egito, levando a vara de Deus.
Disse o Senhor a Moisés: “Faça diante do faraó todas as maravilhas que concedi a você o poder de realizar. Vou endurecer o coração dele, para não deixar o povo ir. Diga-lhe que assim diz o Senhor: “Israel é o meu primogênito. Deixe meu filho ir prestar-me culto. Mas se recusares, matarei o seu primogênito!” Endurecer o coração do faraó, não era o propósito de Deus, mas essa seria a reação natural de faraó ao receber a mensagem de Deus através de Moisés.
No caminho o Senhor foi ao encontro de Moisés e procurou matá-lo. Então Zípora pegou uma pedra afiada, e circuncidou seu filho. Nes­sa ocasião o Moisés lembrou-se de que negligenciara efetuar o rito da circuncisão em seu filho mais moço, cedendo à persuasão de sua esposa. Zipora, temendo que Moisés fosse morto, efetuou o rito.
O Senhor mandou Arão ir se encontrar com Moisés. Eles se encontraram no monte de Deus. Moisés lhe contou o que o Senhor lhe dissera, e dos sinais milagrosos que lhe havia ordenado realizar. Eles voltaram ao Egito e marcaram um reunião com os líderes de Israel. Arão lhes contou tudo e Moisés realizou os sinais diante do povo, e eles creram. Então o povo curvou-se em adoração.

Deus é o Criador, e o Mantenedor do Universo. Será que Ele não sabia das dificuldades de Moisés, e não daria um jeito no problema? Apesar de ter perdido a paciência com suas desculpas, já tinha uma segunda opção para a realização do plano: Arão, irmão de Moisés, que era “fluente no falar” e já vinha ao seu encontro. Deus pensa em cada detalhe para que Seus planos não falhem, apesar de confiar em homens falhos, como nós. Nós somos chamados por Deus para uma missão, e Ele se prontifica a nos capacitar para desempenhar aquilo que Ele espera de nós. Precisamos aprender a confiar em Deus, mesmo que tudo pareça trevas diante de nós, pois Ele está no comando.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA