Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.  Êxodo 18:21

Em Êxodo 18, vemos o reencontro de Moisés com seu sogro, Jetro, sua  esposa, Zípora e seus filhos, Gérson e Eliézer, no Monte Horebe (v.1-6). Além de longas conversas contando a forma maravilhosa como Deus livrara o povo do Egito, também aproveitaram para trocar algumas experiências (v.7-9). Jetro percebeu que Moisés se sobrecarregava atendendo e ouvindo o povo, desde o amanhecer até o entardecer (v.13), e deu uma sugestão, que é utilizada até hoje nas mais diferentes situações, inclusive como base para os Pequenos Grupos ou Células, utilizados em nossas igrejas (v.17-23).
Mas nem tudo é fácil, pois achar pessoas capazes, tementes a Deus, “honestos, que odeiem o suborno” (v.21) parece que estão em extinção, pois estamos vivendo em um mundo que cada um está preocupado apenas com sigo mesmo. Cada grupo de 10 pessoas deveria ter um lider. E, a cada 5 grupos de 10 pessoas, um líder seria nomeado. E, a cada 100 pessoas, ou seja, 10 grupos, um outro líder. E por ultimo, a cada mil pessoas, ou seja, a cada 100 grupos de 10 pessoas, teria um outro líder.
Parece complicado, mas é bem funcional, e acaba ficando parecido com o organograma utilizado hoje em dia em muitas empresas. Moisés acatou a sugestão de seu sogro e montou a estrutura apresentada, diminuindo assim em muito o seu trabalho, ficando apenas com os casos mais complicados, que talvez tivessem até que buscar uma solução direta com Deus. Sempre é bom alguém observar a nossa forma de trabalhar e buscar sugestões que nos ajudem a desempenhar melhor o serviço de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA