Então, Esaú correu-lhe ao encontro e o abraçou; arrojou-se-lhe ao pescoço e o beijou; e choraram. Gênesis 33:4

Em Gênesis 33, Jacó vendo Esaú se aproximar com 400 homens, dividiu suas esposas com seus filhos. Colocou as servas e os seus filhos à frente, Lia e seus filhos depois, e Raquel com José por último. Ele foi a frente e,  aproximou-se de Esaú, curvando-se até o chão 7 vezes. Esaú correu ao encontro de Jacó, abraçou-o e o beijou. E eles choraram. (v.1-4) 
Curvar-se por 7 vezes era um sinal de humildade e irrestrita submissão. Mesmo que Esaú ainda tivesse rancor em seu coração, foi vencido pela humildade de Jacó.
Ao ver as mulheres e as crianças, Esau perguntou: “Quem são estes?” Jacó respondeu: “São os filhos que Deus concedeu ao teu servo”. Então suas servas, Lia e Raquel, juntamente com seus filhos vieram e se curvaram.  (v.5-7)
Esaú perguntou: “Para que esses rebanhos que encontrei pelo caminho? Eu já tenho muito, meu irmão. Guarde para você”. Mas Jacó insistiu: “Se te agradaste de mim, aceita este presente que te trouxe, pois Deus tem sido favorável para comigo”. Esaú acabou aceitando. (v.8-11) 
Esaú disse que acompanharia Jacó e sua comitiva, mas, Jacó disse: “Temos crianças frágeis e ovelhas e vacas que amamentam suas crias. Não podemos forçar sua caminhada. Vai à frente e eu sigo atrás, no passo dos rebanhos e das crianças, até que chegue em Seir. Esaú sugeriu deixar alguns de seus homens, mas Jacó disse: “Mas para quê? Ter sido bem recebido já me foi suficiente!” Então Esaú voltou para Seir. (v.12-16)
Jacó foi para Sucote, onde construiu uma casa para si e abrigos para o seu gado. Foi por isso que o lugar recebeu o nome de Sucote (cabanas de varas entrelaçadas). Por cem peças de prata comprou dos filhos de Hamor, pai de Siquém, a parte do campo onde armou acampamento. Ali edificou um altar e lhe cha­mou El Elohe Israel (o Poderoso Deus é o Deus de Israel). (v.17-20)
Jacó havia passado a noite inteira lutando com Deus, preocupado com o encontro com Esaú. Deus já estava atuando no coração de Esaú, para que não fizesse nenhum mal a Jacó e sua familia. Eu sei que é difícil, mas ao colocarmos os nossos problemas nas mãos de Deus, precisamos acreditar que Ele vai agir, pois Ele está no comando de tudo. Jacó sentiu a direção de Deus ao poder abraçar seu irmão e chorarem juntos. Também percebeu a presença e o cumprimento das promessas de Deus, ao contemplar no rosto de Esaú, o semblante de Deus. Feliz é a pessoa que reconhece a Providência a seu lado dia a dia.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA