Receberam a Palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Atos 17:11

Em Bereia, Paulo encontrou judeus dispostos a pesquisar as verdades por ele ensinadas. A respeito deles, o relatório de Lucas declara: “Estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a Palavra, com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não pou­cos homens” (At 17:11-12).

A mente dos bereanos não se achava limitada pelo preconceito. Estavam dispostos a pesquisar a veracidade das doutrinas pregadas pelos apóstolos. Estudavam a Bíblia não por curiosidade, mas para que pudessem aprender o que havia sido escrito a respeito do Messias prometido. Todos os dias examinavam os relatos inspirados e, ao compararem texto com texto, anjos celestiais perma­neciam ao lado deles, iluminando-lhes a mente e impressionando-lhes o coração.

Onde quer que as verdades do evangelho sejam proclamadas, aqueles que desejam proceder com retidão serão levados ao exame cuidadoso da Bíblia. Se, nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades deci­sivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, hoje haveria grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora exis­tem relativamente poucos. No entanto, quando são apresentadas verdades bíbli­cas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las. Embora sejam incapazes de refutar os claros ensinos da Bíblia, eles manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que, mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestáveis, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as pessoas. Assim, sua mente é cegada pelo erro, e ficam separados do Céu.

Todos serão julgados de acordo com a luz que lhes tem sido dada. O Senhor envia Seus embaixadores com a mensagem de salvação e, aos que a ouvem, Ele as torna responsáveis pela maneira como tratam as palavras de Seus servos. Os que buscarem a verdade com sinceridade pesquisarão as doutrinas apresentadas a eles não só com cuidado, mas à luz da Palavra de Deus (Atos dos Apóstolos, p. 231, 232).Estudando a Palavra (2)

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA