O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos. Provérbios 17:22

Os rostinhos sorridentes encontrados nos emoticons se tornaram uma das expressões mais populares nas mídias modernas. Seu uso é quase obrigatório em mensagens eletrônicas, pois expressam visualmente as reações emocionais dos usuários. Em muitos casos, porém, enquanto os rostos sorriem, o coração chora. Por isso, além de acrescentar emoticons risonhos a nossas mensagens, também devemos cultivar verdadeiramente um coração alegre, que pode melhorar nossa beleza estética, bem como nossa saúde física e emocional (Pv 15:13; 17:22).

O popular médico, comediante e ativista social norte-americano Hunter Doherty Adams, mais conhecido como Patch Adams, nasceu em Washington, DC, no dia 28 de maio de 1945. Quando adolescente, sentiu-se frustrado com o amor capitalista pelo dinheiro e com as desigualdades sociais. Então decidiu superar seus traumas pessoais levando alegria à vida de pessoas doentes que enfrentaram dor extrema, em especial, crianças. Com a ajuda de alguns amigos, fundou o Gesundheit Institute, hospital comunitário gratuito com o objetivo de promover conexões de compaixão pelos pacientes, com ênfase no humor e na brincadeira. Suas práticas de saúde inovadoras foram retratadas no filme Patch Adams: O Amor é Contagioso (1998).

Adams explica: “O riso melhora o fluxo sanguíneo até as extremidades do corpo e amplia a função cardiovascular. O riso libera endorfinas e outros elementos químicos que melhoram o humor natural e têm função analgésica, aumentando a transferência de oxigênio e nutrientes para os órgãos internos. O riso impulsiona o sistema imunológico e ajuda o corpo a combater doenças, células cancerosas, bem como infecções virais, bacterianas e de outras naturezas. Ser feliz é a melhor cura para todas as doenças!” Entretanto, Adams não concorda que “rir é o melhor remédio”. Para ele, “a amizade, sem dúvida, é o melhor remédio”.

Lembre-se de que alguém pode ser engraçado, mas não ser afeiçoado, pode sorrir sem se importar. Kabral Araújo alerta: “Um sorriso vale mais que mil palavras, mas uma única palavra pode acabar com mil sorrisos.” Em vez de viver apenas para nós mesmos, podemos transformar nosso mundo em um lugar melhor ao levar alegria para a vida dos outros. Em uma sociedade fria e competitiva, devemos cultivar um coração feliz e cuidadoso que transborde de contentamento. Um sorriso pode acender a luz da alma, mas somente a amizade é capaz de mantê-la ligada. Sejamos mais alegres e amistosos!                          Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018, CPB

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA