Boas coisas, contudo, se acharam em ti; porque tiraste os postes-ídolos da terra e dispuseste o coração para buscares a Deus.                  II Crônicas 19:3

Em II Crônicas 19, após a desastrosa batalha, em que o rei Acabe morreu, e por pouco Josafá também não morreu, este retornou a Jerusalém. O profeta Jeú veio-lhe ao encontro com a reprovação: “Devias tu ajudar ao ímpio, e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso virá sobre ti grande ira de diante do SENHOR. Boas coisas contudo se acharam em ti, porque tiraste os bosques da terra, e preparaste o teu coração, para buscar a Deus”(v.1-3).

Josafá ia por todas as cidades de Judá, a fim de animar todos a voltarem para o Senhor. Estabeleceu eficientes tribunais de justiça, com juízes em todas as cidades fortes, e os admoestou: “Sejam cuidadosos! Lembrem-se de que não estão julgando para agradar as pessoas, mas para agradar o Senhor… Temam o Senhor e julguem com integridade, pois o Senhor, não tolera injustiça, nem parcialidade, nem suborno” (v.4-7).

Ah se os nossos legisladores acatassem essa orientação do rei Josafá aos juízes por ele estabelecidos, como seria diferente se todos legislassem obedecendo aos ensinamentos do SENHOR…

Nomeou alguns levitas, sacerdotes e chefes de famílias de Israel para julgarem os casos que envolvessem a lei do Senhor e questões civis. Estabeleceu a Amarias, o sumo sacerdote, para presidir nas coisas que dizem respeito ao SENHOR; e Zebadias, príncipe da casa de Judá, para presidir nas que dizem respeito ao rei. Deixou um grande conselho à todos: “Sede corajosos no cumprimento de seus deveres, e o SENHOR será com os que agirem corretamente” (v.8-11).

Não considerando o deslize no aproximar-se do ímpio rei Acabe, Josafá foi um excelente rei para Judá. Sempre procurou os caminhos do SENHOR, e cercou-se de pessoas que também tinham o mesmo propósito. Incentivou o povo a andar nos caminhos de Deus. Tenhamos sempre Deus como o nosso guia!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA