Uma vez que você confiou no rei da Síria, em vez de confiar no Senhor, seu Deus, perdeu a oportunidade de destruir o exército do rei da Síria. II Crônicas 16:7

Em II Crônicas 16, o longo relato do fiel serviço de Asa foi marcado por alguns erros  cometidos nas vezes em que deixou de pôr sua confiança inteiramente em Deus. Quando, certa ocasião, o rei Baasa, de Israel, entrou no reino de Judá e capturou Ramá, uma cidade fortificada distante apenas uns 8 quilômetros de Jerusalém, Asa procurou livramento fazendo uma aliança com Ben-Hadade, rei da Síria, lhe mandando a prata e o ouro dos tesouros do templo do Senhor. Esta falha em não confiar somente em Deus nos tempos de necessidade foi severamente reprovada por Hanani, o profeta, que apareceu perante Asa (v.1-9).

Hanani falou sobre o exército etíope e líbios , com muitíssimos carros e cavaleiros, muito superior ao exército de Judá, e que Asa buscou a ajuda do SENHOR e foi vitorioso, pois Ele os entregou nas suas mãos (II Crônicas 14:9-15). E agora ele nem consulta a Deus, mas faz aliança com um exército inimigo, “nisto procedeste loucamente, por isso, desde agora, haverá guerras contra ti”. Em lugar de se humilhar perante Deus por causa de seu erro, “Asa se irou tanto com o vidente por lhe ter dito isso que mandou prendê-lo e colocá-lo no tronco. Nessa época ele também oprimiu a alguns do povo” (v.10).

Como muitos de nós, Asa começou bem seu reinado, tendo Deus a frente de tudo, e acabou tendo atitudes incoerentes contra o profeta de Deus, e do próprio SENHOR.  Ainda por cima, teve uma doença nos pés, uma doença extremamente grave; contudo, na sua enfermidade, mais uma vez, não recorreu ao SENHOR, mas confiou nos médicos (v.11-14).

Por mais difícil que pareça sua jornada, nunca esmoreça de buscar ao SENHOR. Ele pode dirigir os nossos caminhos melhor do que qualquer outro conselheiro.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA