O rei Josias deu a seguinte ordem a todo o povo. “Celebrem a Páscoa do Senhor, seu Deus, como requer este Livro da Aliança”. II Reis 23:21

Em II Reis 23, o reis Josias,começou a fazer grandes mudanças em Judá e em Israel. Reuniu todas as autoridades e o povo, e leu o conteúdo do Livro da Aliança diante de todos, e fizeram uma aliança com o SENHOR, para O seguirem, guardarem os Seus mandamentos, testemunhos, estatutos, de todo o coração e de toda a alma, e o povo concordou com a aliança (v.1-3).

Na purificação do templo, o rei retirou todos os utensílios utilizados no culto a Baal, e os queimou. Eliminou os sacerdotes idólatras, derribou as casas da prostituição cultual, profanou os altos, a Tofete, derribou os altares de Acaz, e até os templos que Salomão edificara para Astarote, Moloque e Camos. Destruiu todos os locais e utensílios utilizados pelo povo para adoração a outros deuses (v.4-20).

Também destruiu, em Samaria, os bezerros de ouro contruidos por Jeroboão em Betel, conforme profetizado por um profeta. Celebrou a Páscoa ao SENHOR, conforme o Livro da Aliança, como nunca ouve antes dele. Aboliu os médiuns, feiticeiros, ídolos do lar e todas as abominações que se viam na terra de Judá, para cumprir as palavras da lei. Antes dele, não houve rei que se convertesse ao SENHOR de todo o seu coração, e de toda a sua alma, e de todas as suas forças. Nunca se levantou outro igual (v.21-28).

Josias foi guerrear contra Faraó-Neco, sem ter consultado ao SENHOR, e acabou sendo morto. Foi substituído por Joacaz, seu filho, que reinou apenas 3 meses, e fez o que era mau aos olhos do Senhor, e foi levado preso para o Egito. Seu irmão Eliaquim, foi entronizado pelo Faraó-Neco, e teve seu nome trocado para Jeoaquim. Reinou por 11 anos, mas também fez o que era mau perante o SENHOR (v.29-37).

Todo empenho de Josias em fazer a vontade do Senhor, não teve sequência com seus filhos, pois se voltaram para a idolatria, afastando o povo de Deus. A sorte do povo estava selada, e a promessa de Deus logo se cumpriria.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA