Jeorão seguiu o exemplo dos reis de Israel e foi tão perverso quanto o rei Acabe, pois se casou com uma das filhas de Acabe. Fez o que era mau aos olhos do Senhor. – II Crônicas 21:6

Em II Crônicas 21, com a morte do rei Josafá, seu filho, Jeorão, reinou em seu lugar. Ele tinha mais irmãos, mas por ser o primogênito, Josafá o indicou para ser o seu sucessor. Uma das primeiras atitudes dele, foi matar a todos os seus irmãos e alguns dos príncipes de Israel. Ele reinou durante oito anos, os quais pareceram uma eternidade, pelo seu péssimo reinado. Andou nos caminhos de seus sogros, Acabe e Jezabel, e introduziu novamente a idolatria em Judá (v.1-11).

“Então lhe chegou às mãos uma carta do profeta Elias”, o recriminando por não ter andado nos caminhos de de Josafá e Asa, por induzir a idolatria Judá, por matar a seus irmãos, “melhores do que tu”… eis que o SENHOR castigará com grande flagelo ao teu povo, aos teus filhos, às tuas mulheres e todas as tuas possessões… terás grande enfermidade nas tuas entranhas, a qual aumentará até que saiam para fora” (v.12-15).

As nações vizinhas, instigadas por Deus, se rebelaram contra Judá, levaram todos os seus bens, seus filhos e mulheres, deixando apenas o filho mais novo do rei, Jeoacaz (Acazias, Azarias). “O SENHOR o feriu nas suas entranhas com enfermidade incurável”, que o levou a morte. “E se foi sem deixar saudades” (v.16-20).

Que fim horrível para o rei Jeorão, mas foi o resultado de suas escolhas, começando com o casamento com Atalia, filha de Acabe e Jezabel, fortemente influenciada pelos costumes de seus pais, e influenciadora também, pois fez com que Jeorão implantasse a idolatria em Judá, acabando com tudo que Josafá havia feito com tanta dedicação. Escolhas! Pense nisto: antes de tomar qualquer decisão, escolha fazer a vontade de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA