Falou o SENHOR a Manassés e ao seu povo, porém não lhe deram ouvidos.                           II Crônicas 33:10

Manassés assumiu o trono, com a morte de Ezequias, e tinha apenas 12 anos quando começou a reinar, e reinou por 55 anos (v.1), e fez o que era mau perante o SENHOR, segundo as abominações dos gentios (v.2) tornou a edificar os altos que Ezequias havia derribado (v.3), edificou altares na Casa do SENHOR (v.4). Também edificou altares a todo o exército dos céus nos dois átrios da Casa do SENHOR (v.5), e queimou seus filhos como oferta no vale do filho de Hinon… prosseguiu em fazer o que era mau perante o SENHOR, para o provocar a ira (v.6). Ou seja, foi o pior rei que passou por Judá.

Ele fez Judá e seus moradores errarem, de maneira que fizeram pior do que as nações que o SENHOR tinha destruído de diante dos filhos de Israel (v.9). O próspero reino de Judá nos tempos de Ezequias, foi ao declínio durante os longos anos do ímpio reinado de Manassés. Deus ainda enviava seus profetas para alertar ao rei e ao povo sobre os caminhos que estavam seguindo, “porém não lhe deram ouvidos” (v.10). Manassés só se voltou para Deus, quando foi levado cativo para Babilônia (v.11). Lá ele, angustiado, suplicou deveras ao SENHOR, seu Deus, e muito se humilhou perante o Deus de seus pais (v.12) e o SENHOR atendeu-lhe a súplica e o fez voltar para Jerusalém… então reconheceu que o SENHOR era Deus (v.13).

Em seu retorno, Manassés tira os deuses estranhos e o ídolo, da Caso do SENHOR, como também todos os altares que edificara no monte da Casa do SENHOR, e ordenou a Judá que servisse ao SENHOR (v.15-17). Com sua morte, Amom, de 22 anos de idade, assumiu o trono e reinou 2 anos, fazendo o que era mau perante o SENHOR, como fizera Manassés, seu pai, e não se humilhou perante o SENHOR (v.21-23), e seus servos o mataram (v.24). Deus, em sua misericórdia e paciência, não esqueceria inteiramente aqueles que em terra estranha O reconhecessem como seu Rei; eles poderiam sofre grande tribulação, mas Ele lhes levaria livramento na maneira e no tempo determinados. Os que pusessem sua confiança inteiramente nEle, encontrariam um seguro refúgio. Não importa o quão fundo você foi, volte para Deus e Ele te ouvirá.manasses-se-arrepende