Todas as tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegram. – Salmo 45:8

O Salmo 45 é um hino de casamento, que celebra a união de um rei com uma princesa. Partes dele são Messiânicos (v.2, 6, 7). O autor do Salmo é Davi. O Salmo é dirigido ao noivo (v.2-9), após uma breve introdução (v.1) e em seguida a noiva (v.10-15), terminando com um bênção sobre o casal (v.16-17):

Introdução (v.1):

  • Lindas palavras comovem meu coração; recitarei um belo poema a respeito do rei, pois minha lingua é como a pena de um habilidoso escritor.

Palavras ao noivo (v.2-9):

  • Tu és o mais formoso dos filhos dos homens; Deus te abençoou para sempre;
  • Cinge a espada no teu flanco, herói; cinge a tua glória e a tua majestade! Cavalga prosperamente pela causa da verdade e da justiça. As tuas setas são agudas, penetram o coração dos inimigos do Rei; os povos caem submissos a ti;
  • O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre; cetro de equidade é o do teu reino. Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso Deus te ungiu com o óleo de alegria como a nenhum dos teus companheiros;
  • As tuas vestes recendem a mirra, aloés e cássia; de palácios de marfim ressoam instrumentos de cordas que te alegra. A tua direita está a rainha adornada de ouro finíssimo de Ofir.

Palavras à noiva (v.10-15):

  • Ouve filha, dá atenção; esquece o teu povo e a casa de teu pai. O Rei cobiçará a tua formosura, pois ele é o teu senhor; inclina-te a ele. Trarão donativos a ti, os mais ricos do povo te pedirão favores;
  • Toda formosura é a filha do Rei no interior do palácio; a sua vestidura é ornamentadas com o mais fino ouro. É conduzida perante o Rei; as virgens, suas companheiras a seguem, entrarão no palácio real.

Palavras finais (v.16-17):

  • Amanhã serão os teus filhos que serão príncipes por toda a terra. O teu nome será celebrado de geração em geração, e os povos de louvarão para todo o sempre.

Que cena! Imaginem a comitiva da noiva saindo para se encontrar com o noivo e ser conduzida ao palácio do rei. Os descendentes desse enlace ocuparão posições importantes. A glória do reino futuro substituirá a do reino anterior.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA