O olho é um dos órgãos mais surpreendentes, por sua admirável precisão e seu elevado rendimento. Todos os músculos do olho se encontram em contínuo movimento para realizar suas funções simultâneas necessárias para a visão:

  1. Exploração do campo visual;
  2. Abertura e fechamento da pupila segundo a quantidade de luz;
  3. Modificação da curvatura do cristalino segundo a distância do objeto, de forma que este se veja nítido;
  4. Continuamente ele está enviando informação ao cérebro através do nervo óptico.

Para realizar essas funções tão complexas, o olho só necessita de pequena quantidade de oxigênio e de algumas outras substâncias que se encontram nos alimentos:

  • Vitamina A – necessária para a formação da rodopsina, o pigmento sensível à luz que se encontra nas células da retina.;
  • Carotenóides – são corantes naturais que se encontram nos vegetais. Atuam como oxidantes e evitam a degeneração macular;
  • Vitamina C e E – são também antioxidantes que se encontram quase exclusivamente nas frutas, hortaliças , frutas secas e gérmen de cereais. Sua carência favorece a catarata e a perda de visão.

A laranja é rica em carotenóides, vitamina C e outros antioxidantes que protegem a retina. Além disso, fornece flavonóides de ação protetora sobre os capilares, que melhoram a circulação sanguínea na retina.

Fonte – O Poder Medicinal dos Alimentos

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA