Os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles. Exodo 1:7

Os israelitas no Egito (V.1-14):

Êxodo 1, começa enumerando os filhos de Israel que vieram para o Egito:
  • Ruben, Simeão, Levi e Judá;
  • Issacar, Zebulom e Benja­mim;
  • Dã, Naftali, Gade e Aser.
Ao todo, os descendentes de Jacó eram 70, incluindo José. Deus prometera à Abraão que ele seria pai de muitas nações, e agora estava cumprindo a sua promessa com abundância.
Após a morte de José, seus irmãos e toda aquela geração, subiu ao trono do Egito um novo rei, que nada sabia sobre José. Os israelitas haviam se tornado tão numerosos que encheram o país.
O novo faraó, preocupado com os israelitas, que eram “numero­sos e mais forte que nós”, e poderiam se aliar a algum inimigo e lutar contra os egípcios, estabeleceram sobre eles chefes de trabalhos forçados, para os oprimir com tare­fas pesadas. Assim os israelitas construíram as cidades-celeiros de Pitom (Casa do deus sol – Atum) e Ramessés.
Todavia, quanto mais eram oprimi­dos, mais numerosos se tornavam e mais se espalhavam. Os egípcios os temeram e os sujeitaram a cruel escravidão. Tinham que preparar o barro e fazer tijolos, e executar todo tipo de trabalho agrícola. O faraó acreditava que, pela opressão, quebrantaria a força física dos israelitas e retardaria seu notável crescimento em número.
As parteiras desobedecem a Faraó (v.15-22):
Faraó ordenou às parteiras dos hebreus, Sifrá e Puá, que matassem todos os meninos que nascessem, mas as meninas deixariam viver. As parteiras eram tementes a Deus e não obedeceram às ordens do rei. 
En­tão Faraó as convocou e lhes perguntou: “Por que deixaram viver os meninos?”  E elas responderam: “As mulheres hebreias não são como as egípcias. São cheias de vigor e dão à luz antes de chegarmos”. Deus foi bondoso com as parteiras; e o povo ia se tornando ainda mais numeroso, cada vez mais forte.
Visto que as parteiras temeram a Deus, ele concedeu-lhes que tivessem suas próprias famílias. Elas arriscaram a vida para salvar o seu povo. O faraó ordenou a todo o seu povo: “Lancem ao Nilo todo menino recém-nascido”.
As estrategias dos egípcios foram muitas, tentando desencorajar o povo de Israel a ter mais filhos, mas quanto mais o oprimiam, mais eles se multiplicavam. Nem as parteiras que assistiam as futuras mães hebreias, ajudavam a faraó. Deus estava por traz de tudo, pois chegava a hora de retirar todo esse povo do Egito, e irem para a Canaã prometida. Mas a situação estava comoda até certo ponto, então Deus permitiu opressão e perseguição para que o povo judeu sentisse o desejo de sair de lá. Deus tem planos para nós, e precisamos ficar atentos aos Seus chamados. Como temos a tendência da acomodação, as vezes Ele permite tribulações para nos despertar da letargia que nos cerca e sairmos da zona de conforto para a ação.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA