Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitira que o justo seja abalado. – Salmo 55:22

O Salmo 55 é uma oração por ajuda, em meio a uma situação desesperadora. Contém queixas, anseio, rogos, indignação, confiança e esperança. É o clamor da alma de alguém que desejava encontrar alívio da tristeza e se refugiar na solidão.

– Apelo (V.1-5):

  • Ouve, ó Deus, a minha oração, não te escondas da minha súplica, atende-me e responde-me. Estou perplexo em minha queixa e ando perturbado por causa do clamor do inimigo e da opressão do ímpio que fortemente me hostiliza;
  • Me estremece o coração, a morte me rodeia, e o horror se apodera de mim.

– Desejo de fuga (v.6-8):

  • Quem me dera ter asas como de pomba! Voaria e acharia pouso. Fugiria para longe e ficaria no deserto. Teria pressa e me abrigaria em algum lugar distante, diante do vendaval.

– A traição (v.9-14):

  • Vejo violência e contenda na cidade. Dia e noite, muros a dentro, campeia a perversidade e a malícia, a destruição, opressão e engano;
  • Não é o inimigo que me afronta, nem o que me odeia, mas és tu, homem igual a mim, meu meu amigo íntimo. Juntos andávamos, nos entretínhamos, e íamos à Casa de Deus.

– Desejo da vingança de Deus (v.15-20):

  • A morte os assalte, e vivos desçam à cova! Há maldade nas suas moradas e no seu íntimo. Eu invocarei a Deus, e o Senhor me salvará. Três vezes ao dia, farei as minhas queixas e lamentarei; e ele ouvirá a minha voz;
  • Livra-me dos que me perseguem; pois são muitos contra mim. Deus me ouvirá, porque não há neles nenhuma mudança, não temem a Deus. Quanto ao meu companheiro, ele traiu seus amigos e não cumpriu suas promessas.

– A falsidade (v.21):

  • A sua fala é macia como a manteiga, porém no coração há guerra; as suas palavras suaves como o azeite; mas na verdade são punhais.

– A certeza da vitória (v.22-23):

  • Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado. Tu, porém, ó Deus, os precipitarás à cova profunda; homens sanguinários e fraudulentos não chegarão à metade de seus dias; eu, todavia, confiarei em ti .

O salmista não confia na violência nem no engano, mas somente em Deus. Confiar em Deus é um dos conceitos exaltados em todo o livro dos Salmos.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA