Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? – Neemias 6:3

Em Neemias 6, Neemias estava envolvido com a obra do SENHOR, e isso incomodava seus inimigos. O muro em torno de Jerusalém estava quase concluído. Os inimigos imaginaram um plano diabólico para afasta-lo do seu posto e, uma vez tendo-o em seu poder, matá-lo ou aprisioná-lo. Por 4 vezes convidaram-no a se encontrarem numa vila na planície de Ono, e ele enviou a mesma resposta: “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer…” (v.1-4).

Então Sambalá enviou a Neemias um portador com uma carta aberta, contendo diversas mentiras sobre Neemias: “intentai revoltar-vos, por isso, reedificas o muro, e queres ser o rei deles”. Mas Neemias não se intimidou e deu uma resposta precisa e confiante: “De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; tu, do teu coração, é que o inventas”. Ele orava a Deus para que “fortalecesse suas mãos”. Assim como os inimigos tinham aliados dentro de Jerusalém, Neemias tinha em Deus seu grande aliado (v.5-9).

Assalariaram homens que professavam ser amigos de Neemias, para que lhe dessem maus conselhos como se fossem do SENHOR. Semaías, homem tido em boa reputação por Neemias, era um dos mais empenhados. Ele queria convence-lo a se abrigar no templo, pois este já estava com portas, ao passo que a cidade ainda não as tinha, para se proteger de seus inimigos, que viriam na calada da noite para matá-lo. “Percebi que não era Deus quem o enviara…, quem há como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei”. Tivesse Neemias seguido este conselho traiçoeiro, e teria sacrificado sua fé em Deus, e, aos olhos do povo, um covarde e desprezível (v.10-14).

Apesar de todas as investidas dos inimigos, os muros foram terminados em 52 dias, desde a chegada de Neemias. Todo artifício que o príncipe das trevas pode sugerir será empregado para induzir os servos de Deus a perder o foco. Repetidas solicitações virão chamá-los do dever; mas, como Neemias, eles devem firmemente responder: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer”. Nada pode nos desvie de nossa obra para o SENHOR (v.15-19).

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA