Então disse Davi: Ninguém pode levar a arca de Deus, senão os levitas; porque o SENHOR os elegeu, para levarem a arca de Deus e o servirem para sempre. – I Crônicas 15:2

Após três meses da primeira tentativa, frustrada com a morte de Uzá, Davi tenta novamente levar a Arca do Concerto para Jerusalém. agora dispensou cuidadosa atenção à execução das instruções do SENHOR, em todo pormenor. Os levitas seriam os responsáveis pelo transporte da arca, nos ombros, como Deus determinara à Moisés (v.2). Os filhos de Arão e os levitas deveriam ser responsáveis pela parte sagrada do transporte, e também pelo louvor durante o trajeto da casa de Obede-Edom até Jerusalém (v.4-15). Os instrumentos musicais e os cantos seriam dirigidos pelos hinos de louvor (v.16-24). Davi participava de todas as atividades, mas agora como assistente, deixando-os livres para fazer tudo conforme as orientações do SENHOR.

Davi, os anciãos de Israel, os capitães de milhares, se reuniram para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR (v.25). O rei depusera suas vestes reais, e vestira-se com um simples éfode de linho, como o que era usado pelos sacerdotes. Não dava a entender por este ato que assumira as funções sacerdotais, pois que o éfode era algumas vezes usado por outros afora os sacerdotes. Antes, neste serviço santo ele queria, perante Deus, tomar lugar igual ao de seus súditos. Naquele dia, Jeová devia ser adorado. Devia Ele ser o único objeto de reverência (v.27).

Quando a arca da Aliança do SENHOR entrou na cidade de Jerusalém, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração (v.29). A dança de Davi em júbilo reverente, perante Deus, tem sido citada pelos amantes dos prazeres para justificarem as danças modernas da moda; mas não há base para tal argumento. Para os que frequentam bailes, Deus não é o objeto de meditação e reverência; sentir-se-ia estarem a oração e o cântico de louvor, deslocados, na assembléia deles. A dança de Davi tendia à lembrança de Deus, e exaltava Seu santo nome. A moderna é um ardil de Satanás para fazer os homens se esquecerem de Deus e O desonrarem.

Toda reverência, foi empregada no transporte da arca da Aliança do SENHOR, e também o louvor foi apresentado para honra e glória do SENHOR. Que bom seria se todos tivermos essa mesma reverência em tudo o que fizermos para o SENHOR.davi-e-os-levitas-transportando-a-arca