Davi, juntamente com os chefes do serviço, separou para o ministério os filhos de Asafe, de Hemã e de Jedutum, para profetizarem com harpas, alaúdes e címbalos. – I Crônicas 25:1

Em I Crônicas 25, Davi, organizando as atividades no Templo, juntamente com os chefes do serviço (ver I Crônicas 24:6), escolheram 24 grupos de músicos para servirem na Casa do Senhor (v.1-2).

Esses músicos formavam um grupo importante e desempenhavam um papel significativo nos serviços do templo. Davi gostava de música e entendia a importância que ela pode e deve desempenhar na adoração. Ele pessoalmente se interessava pelo ministério dos cantores e instrumentistas, bem como dirigia os arranjos feitos para os serviços solenes do culto.

Os músicos, ao desempenhar seus deveres sagrados na adoração pública, são descritos como estando sob inspiração do Espírito de Deus, daí “profetizarem”. Davi estabeleceu Asafe, Jedutum e Hemã, videntes do rei, para cuidarem de tudo, e responderem diretamente a ele. Eram no total 288 os instruídos no canto do SENHOR, músicos talentosos. Eram 24 turmas de 12 pessoas em cada uma delas. As sortes foram lançadas a fim de determinar a ordem dos turnos de cada um dos 24 grupos de músicos para a realização dos serviços correspondentes (v.1-8).

No sorteio, cada um dos líderes de grupo, eram filhos de Asafe (4), Jedutum (6) e de Hemã (14). Todos esses homens estavam sob a direção de seus pais e serviam como músicos, tocando címbalos, harpas e liras na casa do Senhor, Cada grupo era composto por seus respectivos filhos e parentes (v.9-31).

Como dito anteriormente, Davi gostava de fazer todas as coisas para Deus, de forma organizada, onde cada um dos líderes sabia sua responsabilidade, e a cumpria fielmente. Deus merece o melhor de nossa parte.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA