Com a ajuda de Zadoque, descendente de Eleazar, e Aimeleque, descendente de Itamar, Davi dividiu os descendentes de Arão em turnos, de acordo com suas responsabilidades. – I Crônicas 24:3

Em I Crônicas 24, Davi procurou dividir os serviços do santuário por turnos. Com a ajuda dos sacerdotes: Zadoque, descendente de Eleazar,  e Aimeleque, descendente de Itamar, filhos de Arão, sorteou e dividiu em turnos, segundo os seus deveres no ministério no Santuário. Os descendentes de Eleazar foram divididos em 16 turnos, pois haviam mais chefes de família entre seus descendentes, e os descendentes de Itamar em 8 turnos, totalizando 24 equipes (v.1-4).

As tarefas foram designadas aos grupos por sorteio, pois em ambas descendências haviam muitos líderes qualificados para servir a Deus no santuário. Semaías foi o secretário e anotou os nomes e as tarefas na presença do rei e dos demais líderes presentes (v.5-19).

Também os descendentes de Levi tiveram foram separados por chefes de família e, como os descendentes de Arão, tinhas suas tarefas designadas por sorteio, diante do rei e demais autoridades (v.20-31).

Davi procurou aproveitar todos que tinham o dom do sacerdócio, nos trabalho do Santuário. Como eram muitos, cada família teria sua incumbência nas atividades sacerdotais, a cada 24 períodos. Seria ótimo se aplicássemos esse mesmo método em nossas igrejas, para que todos os irmãos se envolvessem com alguma atividade para o SENHOR, dentro dos seus dons. Mas, infelizmente, pelos métodos atuais, em uma igreja com 100 membros, apenas uns 15 a 20 tem cargos, os demais, são meros participantes. Seria interessante a leitura dos livros Revolução na Igreja e também do Como reavivar a igreja do século XXI para descobrirmos como podemos fazer isso em nossas igrejas.

Davi era um homem comprometido com as coisas de Deus, e nós também podemos ser, e procurar estimular a todos os irmãos a participarem desse compromisso.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA