Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade. – Tiago 2:12

A obra de cada ser humano passa em revista perante Deus, e é registrada pela sua fidelidade ou infidelidade. Ao lado de cada nome, nos livros do Céu, estão escritos, com terrível exatidão, toda palavra inconveniente, todo ato egoísta, todo dever não cumprido e todo pecado secreto, assim como toda artificiosa hipocrisia. Advertências ou admoestações enviadas pelo Céu e que foram negligenciadas, momentos desperdiçados, oportunidades não aproveitadas e não apenas a influência exercida para o bem ou para o mal, mas seus resultados de vasto alcance, tudo é registrado pelo anjo relator.

A lei de Deus é a norma pela qual o caráter e vida das pessoas serão aferidos no juízo. Diz o sábio: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras” (Ec 12:13, 14). O apóstolo Tiago admoesta a seus irmãos: “Falai de tal maneira e de tal maneira procedei como aqueles que hão de ser julgados pela lei da liberdade” (Tg 2:12).

Os que, no juízo, forem “havidos por dignos” terão parte na ressurreição dos justos. Disse Jesus: “Os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos […] são iguais aos anjos e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição” (Lc 20:35, 36). Novamente, Ele declara que “os que tiverem feito o bem” sairão “para a ressurreição da vida” (Jo 5:29). Os justos mortos não ressuscitarão senão depois do juízo, no qual são havidos por dignos da “ressurreição da vida”. Consequentemente não estarão presentes em pessoa no tribunal em que seus registros são examinados e decidido seu caso.

Jesus aparecerá como seu Advogado, a fim de pleitear em favor deles perante Deus. “Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1Jo 2:1). “Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo Céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus.” “Por isso, também pode salvar totalmente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles” (Hb 9:24; 7:25) – EGWhite, O Grande Conflito, p. 482.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA