Restabelece-nos, ó Deus da nossa salvação, e retira de sobre nós a tua ira. – Salmo 85:4

O Salmo 85 consiste num agradecimento pelo livramento de Israel das mãos de seus opressores, uma oração pela restauração completa e um prenúncio da resposta à oração do salmista na concessão de bênçãos materiais e espirituais.

Agradecimento pelo livramento (V.1-3):

  • Ó Eterno, tu sorriste para nossa boa terra! Trouxeste os bons tempos de volta a Jacó! Levantaste a nuvem de culpa do teu povo, puseste seus pecados longe da vista. Tomaste de volta tuas ameaças provocadas pelo pecado, tranquilizaste tua justa e ardente ira.

Oração pela restauração (V.4-7):

  • Ajuda-nos de novo, Deus de nosso socorro! Não fiques irado conosco por muito tempo. Não guardes mágoa para sempre! Continuarás indignado conosco para sempre? Por que não nos ajudas a começar do zero – como uma vida totalmente nova? Assim, teu povo rirá e cantará! Mostra-nos quanto nos amas, ó Eterno! Dá-nos a salvação de que precisamos!

Resposta a oração (v.8-13):

  • Mal posso esperar pelo que ele dirá. O Eterno em breve se pronunciará a favor do seu povo. O santo povo que ele ama tanto, para que eles nunca mais vivam como tolos. Não veem como está próxima a salvação dos que o temem? Nosso país é o lar da glória!;
  • O amor e a verdade se encontram na rua, o viver correto e a vida plena se abraçam e beijam! A verdade brota do chão, mas o viver correto desce dos céus! Oh, sim! Deus dá a bondade e a beleza, e a terra corresponde com generosidade e bênção. O viver corre adiante dele, abrindo caminho para sua passagem.

Nesta oração do salmista, a justiça e o perdão, aparentemente alienados um do outro, se abraçam como amigos dedicados. A justiça é personificada como preparando o caminho para a restauração ao favor divino, prepara o caminho do Yahweh, que traz salvação ao Seu povo, aos que Lhe obedecem.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA