Tenham o cuidado de nomear o rei que o SENHOR, o seu Deus, escolher. Deuteronômio 17:15

No passado, os reis eram muito mais populares do que hoje. Todo país que se prezasse tinha um rei. Deus sabia disso e, assim, previu que, quando os israe­litas tivessem se estabelecido na terra prometida, iriam querer um rei também (Dt 17:14, 15). Mas como seria o rei ideal? Que instruções você daria para um líder nacional? Em Deuteronômio 17:14 a 20, Deus estabeleceu sete condições:

• O povo deveria ter o cuidado de nomear o rei que o Senhor escolhesse. Rei bom é rei escolhido por Deus, que conhece o coração e o potencial de cada um.

• O rei deveria vir dentre os próprios israelitas. Um rei estrangeiro poderia introduzir costumes estranhos, especialmente a idolatria.

• O rei não deveria adquirir muitos cavalos, nem fazer o povo voltar ao Egito para conseguir mais cavalos. O poder militar de Israel deveria se fundamentar na força de Yahweh, não na tecnologia de guerra.

• O rei não deveria tomar para si muitas mulheres. A associação com princesas de outros países seria um caminho fácil para o desvio do coração e a apostasia espiritual.

• O rei não deveria acumular muita prata e muito ouro. Uma casa real “enxuta” minimizaria a tendência de opressão e corrupção.

• Ao subir ao trono, o rei deveria mandar fazer uma cópia da lei para seu próprio uso. Os poderosos também precisam interagir pessoalmente com as instru­ções divinas. A coroa real não dá o direito de desobedecer à lei.

• O rei teria que aprender a temer o Senhor. A reverência pela grandeza de Deus ajudaria o rei a não ultrapassar seus próprios limites.

Cumprir essas condições faria com que o rei não se considerasse “superior aos seus irmãos israelitas”; ele não se desviaria da lei, “nem para a direita, nem para a esquerda”, e prolongaria “seu reinado sobre Israel, bem como o dos seus descen­dentes” (v. 20).

Infelizmente, a maioria dos reis de Judá e Israel não seguiu esses preceitos. De uma lista de 41 monarcas dos dois reinos, 28 fizeram o que era errado e sete fizeram o que era certo, enquanto seis fizeram o que era mau e o que era bom em diferentes momentos.

Os líderes da igreja hoje também devem se orientar pelas determinações divinas. Uma administração dinâmica, servidora, aberta, sensível, dialogal, justa e igualitária é parte do plano de Deus para seu povo. Se você é líder, leia Deuteronômio 17 de novo.samuel-unge-a-saul-como-rei

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA