A nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glóría, acima de toda comparação. 2 Coríntios 4:17(ARA)

Pierre Bourdieu e um time de sociólogos escreveram um livro intitulado, em francês, La Misère du Monde, com todos os múltiplos significados e todas as resso­nâncias que tem a palavra “miséria” naquela língua: pobreza econômica, empobre­cimento espiritual, sofrimento, infelicidade, infortúnios. Mas a versão em inglês o popularizou como O Peso do Mundo. O livro fala sobre o sofrimento na sociedade contemporânea e reconhece que os políticos, encastelados em suas torres de mar­fim, geralmente não dão a mínima para as desgraças do povo comum.

Em contraste, o conhecido escritor C. S. Lewis escreveu um livro intitulado O Peso de Glória. Ele discorre sobre a glória prometida na Bíblia. Observa que, no Novo Testamento, “a salvação é constantemente associada com palmeiras, coroas, vestes brancas, tronos e esplendor como o do sol e das estrelas”, e revela que nada disso tem um apelo imediato para ele. Para Lewis, “glória” sugere duas ideias: (1) fama, uma pai­xão competitiva que parece indigna do Céu, ou (2) luminosidade, fenômeno que parece ridículo, pois quem gostaria de ser uma espécie de bulbo vivo da luz elétrica?

No entanto, a glória que Deus promete não se restringe a isso. Glória é ser notado por Deus, recebido pelo Senhor, recompensado com a eternidade, viver na luz do Criador. No Céu, todas as pessoas serão valorizadas e brilharão com a glória eterna. “Não há pessoas comuns”, diz Lewis. “Você nunca conversou com um simples mortal.” Ainda que existissem indivíduos “ordinários”, as coisas muda­rão um dia. No Céu, todos serão reconhecidos como devem.

Na Bíblia, a palavra “glória” indica honra, reputação, opinião; o brilho visível do esplendor; algo pesado e impressivo; o impacto causado no homem pela mani­festação da radiância de Deus. Quando a ênfase está na presença divina, a ideia é de brilho ou esplendor; quando o enfoque é a ação divina, o sentido é de grande poder e força; quando o realce está na identidade/singularidade divina, a ideia é de majestade e honra. A glória é a soma dos atributos de Deus, o atributo dos atributos.

O mundo de Deus é leve, fluido, sutil; é marcado pela alegria, o esplendor, a refulgência. Porém, sua glória é tão grande que chega a ser pesada. Em comparação com a glória que nos espera, nossos pequenos problemas temporários serão como nada. No futuro criado por Deus, e que será revelado no tempo certo, não há peso do mundo, apenas peso de glória. Ali ninguém será massacrado sob o peso de aci­dentes, doenças, dor, sofrimento, pobreza, assalto, injustiça e morte. No mundo de Deus, apesar do peso de glória, você será leve como a luz.o-peso-da-gloria-cslewis

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA