Uma das coisa que tenho aprendido em minha jornada, é que alguns alimentos não são benéficos para o meu corpo, bem como para o meu desenvolvimento físico, mental e espiritual. O açúcar, por exemplo, é um deles. Quanto mais eu leio sobre os benefícios e malefícios do açúcar, mas tenho certeza de que os malefícios são em numero muito maior, e que portanto, não devo fazer uso do mesmo.

A principio é difícil de ajustar o paladar, mas depois começamos a sentir a diferença no sabor do alimento… começamos a sentir qual realmente é o sabor do alimento. Tomemos por exemplo o morango. Quem não gosta de um prato de morangos, com creme de leite e açúcar, ou leite condensado. A luta é boa, mas dá para vencer com a ajuda de Deus. Você começa a saborear um morango puro, e senti o verdadeiro sabor do mesmo, sem a interferência do açúcar.

Quais os benefícios dessa nova postura na alimentação? O vilão (açúcar) está embutido em uma boa parte dos “alimentos” ingeridos diariamente. Os produtos industrializados levam o açúcar com conservante, os refrigerantes, sorvetes, bolos, pães… para realçar os sabores… O açúcar está sendo ingerido em grandes quantidades, e isso provoca em nosso corpo uma série de problemas, como infecções (garganta, ouvido, renites, sinusites…) além de atacar o sistema nervoso e provocar cáries.

Ellen White, escritora cristã, em seu livro Conselho Sobre Regime Alimentar, diz que “deve-se evitar o uso abundante de leite e açúcar juntos” (p. 333). Em outro texto ele escreve: “Caso seja ingerido bolo doce com leite ou nata para sobremesa, haverá fermentação no estomago, e então os pontos fracos no organismo humano a denunciarão. O cérebro será afetado pela perturbação gástrica. ” (p. 335). Diz também que “o açúcar e o leite combinados são responsáveis pela produção de fermentação no estômago, sendo por isto danosos.” (p. 113).

Recomendo que leiam o livro completo, assim terão uma boa visão dos estragos que o açúcar, sozinho ou acompanhado, faz em nosso organismo.

Eu o evito ao máximo. Não tenho tomado refrigerante, sorvetes, bombons… assim, uma série de problemas que eram causados com mais constância em meu corpo, não tem se manifestado mais. E agradeço a Deus por estar dando todas essas orientações para que eu aprenda a cuidar melhor do “templo do Espirito Santo”

Comentários

  1. Olá Seu Alípio!!
    Que legal seu blog!!
    Ë realmente precisamos nos livrar desse vício que é o açucar.
    Um Grande abraço,
    Cristiane Spadin

  2. Olá, Alípio,

    O formigão vai viver sem açúcar e leite condensado?

    o artigo está muito bom, e concordo que leite com açúcar faz um grande estrago no estômago, pelo menos no meu…
    Bj, Ana Helena

  3. Olá Alípio. Meus parabéns pelo seu blog. Também estou eliminando uma série de alimentos que não me faziam bem e percebi a diferença no ato. Temos que acreditar e confiar em Deus, pois ele é a única salvação. A cada dia que passa, vemos um mundo cada vez pior, individualista e sem valores morais. Bom, vou parar por aqui…

    Saúde e Paz.

    Flávio.

  4. Olá seu Alípio, tudo bem? Percebi que você não tem escrito ultimamente, o que anda fazendo? Um abraço.