Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças. Eclesiastes 9:10

Algumas pessoas fazem enorme diferença no cenário mundial, ao passo que outras nem tanto. Você acha que um gênio nasce assim ou se torna genial? Até que ponto nossas habilidades são herdadas ou desenvolvidas? Muitos desses conceitos podem ser aprendidos com a vida daqueles que deixaram suas marcas na história.

Em 19 de fevereiro de 1878, Thomas Edison recebeu a patente norte-americana número 200.521 pelo fonógrafo, que permitia a gravação e reprodução de músicas. Essa foi apenas uma entre as 2.332 patentes que ele obteve ao longo de sua trajetória. Entretanto, o empreendedor seguia uma filosofia de vida interessante, bem resumida em uma de suas declarações populares.

“Nossas escolas não ensinam nossos alunos a pensar. É um absurdo constatar quantos jovens têm dificuldade de colocar o cérebro em funcionamento sistemático e definitivo”, disse ele. O inventor estava convencido de que “se fizéssemos todas as coisas de que somos capazes, ficaríamos literalmente pasmos com nós mesmos”. Acerca do valor do trabalho duro, declarou: “Um gênio é 1% de inspiração e 99% de transpiração.”

Acerca da perseverança, Edison afirmou: “Nossa maior fraqueza consiste em desistir. A maneira mais garantida de ter sucesso sempre é tentar só mais uma vez.” E mais: “Muitos dos fracassos da vida correspondem a pessoas que não se deram conta de como estavam perto do sucesso quando desistiram.” Ele acreditava que até mesmo as falhas podem nos ensinar grandes lições. Por isso, argumentou: “Eu não falhei. Apenas descobri dez mil alternativas que não funcionam.”

Lembre-se de que honestidade, criatividade, eficácia perseverança são componentes básicos para a edificação de uma carreira de sucesso. O rei Salomão aconselhou: “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Ec 9:10). Em contrapartida, o profeta Jeremias alertou: “Maldito aquele que fizer a obra do Senhor relaxadamente!” (Jr 48:10).

A civilização moderna é muito mais tentada por prazeres e pela preguiça do que pelo trabalho duro e por grandes realizações. Parece que a vida se tornou um fim em si mesma. Não há muitas pessoas preocupadas em deixar um legado positivo às gerações futuras. Mas felizes são aqueles que fogem da mediocridade e superficialidade! Se desejamos honrar a Deus naquilo que fazemos, sempre devemos dar nosso melhor, como se fôssemos funcionários contratados por Ele para Seu trabalho.                                                          – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA