Eu hoje dou a você autoridade sobre nações e reinos, para arrancar, despedaçar, arruinar e destruir; para edificar e para plantar. Jeremias 1:10

Charlie Brown, protagonista do desenho cômico Peanuts, criado por Charles Schulz, é um típico modelo de insucesso, pois ele fracassa em quase tudo o que faz. Em um cartum, Linus e Charlie Brown têm uma conversa:

Linus: “Quando eu crescer, serei um grande profeta. Falarei profundas verda­des, mas ninguém me escutará.”

Charlie Brown: “Se você já sabe que ninguém vai ouvi-lo, por que vai falar?”

Linus: “Nós, os profetas, somos muitos teimosos.”

Se Charlie Brown, o adorável perdedor, e Linus tinham motivos para ser pessimistas com a profissão de profeta, Jeremias tinha razões para tentar recusar o chamado de Deus. Ser profeta não era fácil. Os profetas tinham que dar mensa­gens impopulares, O chamado de Deus é sempre arriscado. Jeremias teria que lidar com reis idolatras, sacerdotes corruptos, juízes injustos e profetas mentirosos. Seria desacreditado, perseguido e torturado. Não teria muitos amigos. Viveria uma vida solitária. Por isso, ele estava com medo. Porém, Deus prometeu protegê-lo.

Jeremias seria um profeta cuja mensagem também alcançaria os povos não israelitas. Serviria aos planos globais de Deus. O livro de Jeremias contém vários oráculos contra as nações, com repercussão internacional, embora ele mesmo não tenha tido um ministério no estrangeiro. Você também pode achar que a influ­ência de sua vida se limita ao ambiente local, mas Deus pode ampliar seu alcance.

Deus concedeu ao jovem profeta autoridade para plantar e arrancar nações. Imagine se você tivesse esse poder sobre o destino dos países! Quando um jardineiro descobre que uma planta não está bem, ele precisa substituí-la por outra. A imagem tem esse sentido. Note que Jeremias não deveria apenas derrubar, mas também levantar. Algumas pessoas só querem criticar, derrubar, reclamar. É pre­ciso também edificar, construir, dar chance, tirar o melhor dos outros.

A autoridade de Deus seria o poder e a eficácia de Jeremias. A palavra divina, através dele, iria derrubar e levantar reinos. Jeremias profetizou que Judá ficaria 70 anos no exílio. Depois desse período, Daniel reivindicou a palavra do pro­feta, e a nação voltou a existir. Jerusalém foi reconstruída; e o templo, reedificado. Dezenas de séculos mais tarde, os estudiosos das profecias usariam esses eventos para calcular o cronograma divino para o mundo.

O plano de Deus para você pode afetar a vida e o destino das pessoas e das nações. Você é parte de algo grande. É um “profeta” internacional.charlie-brown-e-linus

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA