Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28

Um dia, Augusto percebeu que estava cansado. Trabalhando até 18 horas por dia, sono escasso, pouco exercício, estresse máximo, perdeu a memória, sempre ótima, e não conseguia mais se lembrar das coisas. Foi parar no hospital no meio da noite. O médico disse que era uma crise de ausência. Augusto fez exames no cora­ção e no cérebro. Nada! Como nada, se ele se sentia adoecido? Mais tarde, ele mesmo diagnosticou que o problema foi um episódio de amnésia global transitória (AGT).

Seu cansaço não era apenas físico, mas mental e espiritual. Ele estava can­sado de tudo que esgota a alma: trabalho sem fim, rotina, mesmice, más notícias, excesso de informação, falta de horizonte, chateações, incompetência, hipocrisia… Se continuássemos com a lista, de tão longa, ela daria a volta ao mundo, tornan­do-se cada vez mais pesada. Augusto estava cansado da vida. Esgotado. Fatigado. Destruído. Logo ele que gostava de falar de vigor espiritual!

Por certo, ele não era o único cansado. Muitas pessoas, vítimas do desejo insa­ciável pelo sucesso, definido mundanamente pela posse de dinheiro e poder, entram em colapso. Vivem conectadas com todo mundo, menos consigo mesmas e com a fonte de vida. O espaço, a pausa e o silêncio, coisas que podem renovar o inte­rior, desaparecem de sua vida.

O cansaço de Augusto não vinha da busca infrutífera pelo sucesso ou do tempo perdido nas redes sociais. Vinha da correria, dos compromissos, da responsabilidade, do tempo curto para tanta coisa. O Dr. Seuss [zuuss] resumiu a questão com beleza. “Como ficou tarde tão cedo?”, ele escreveu. “É noite antes do entardecer. Dezembro chegou antes de junho. […] Como o tempo voa! Como ficou tarde tão cedo?” Parece familiar?

Então, nosso cansado paciente esfregou as mãos nos olhos e, antes que a esposa e os filhos precisassem chorar sua ausência, decidiu fazer algumas mudanças. A maior delas foi entregar tudo nas mãos daquele que disse: “Venha a mim e eu lhe darei descanso.” Pensou: “Quem mais poderia me dizer isso?” O chefe não pode dizer: “Eu lhe darei descanso.” O pastor não pode dizer: “Eu lhe darei descanso.” Nem mesmo a cama pode dizer: “Venha a mim e eu lhe darei descanso.” “Apenas uma pessoa pode dizer isso”, concluiu. E, confiante, entregando-lhe seu futuro, descan­sou na almofada de amor e graça que o Senhor lhe apontou.

Se você perdeu a sensação de bem-estar, a noção de equilíbrio, a capacidade de se maravilhar, o gosto pela sabedoria, o impulso para louvar, o desejo de viver, experimente descansar nessa almofada. Repouse hoje. Não espere cair de exausto.

One orange cartoon character has stress at work.
One orange cartoon character has stress at work.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA