O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. – Provérbios 1:7

O Provérbio 1, bem como os demais provérbios, ou aforismos, foram escritos usando os paralelismos rítmicos da poesia hebraica. Salomão teve qualificação distinta para a tarefa de escrever esses dizeres. Ele foi dotado de um grau de sabedoria que maravilhava o mundo; era um observador diligente das obras criadas por Deus; seu relacionamento com  pessoas de todas as nações acrescentou ainda mais conteúdo ao acúmulo de saber e entendimento.

1- Um manual para a vida (V.1-7):

  • Estes Provérbios de Salomão, filho de Davi, são para conhecermos a sabedoria e a instrução; entendermos as palavras da prudência, escritas para nos ensinar a viver de modo bom e justo, e o verdadeiro sentido da vida. Para recebermos a instrução do entendimento, a justiça, o juízo e a equidade; para dar aos simples, prudência, e aos moços, conhecimento e bom siso; o sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; para entender os provérbios e sua interpretação; as palavras dos sábios e as suas proposições.
  • O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, é a chave de tudo; os loucos, ignorantes, desprezam a sabedoria e a instrução;

2- A Sabedoria para não cair nas seduções dos pecadores (v.8-19):

  • Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensinamento de tua mãe, porque serão como diadema gracioso em tua cabeça, e colares ao teu pescoço, sinal de orgulho, dignidade e honra. Se os pecadores procuram te atrair com agrados, não aceites, caia fora enquanto é tempo. Se disserem: Vem conosco a tocaias de sangue; embosquemos o inocente sem motivo; vamos sair por ai batendo e roubando para nos divertir; traguemo-los vivos, como a sepultura; e inteiros, como os que descem à cova; acharemos toda sorte de bens preciosos; encheremos as nossas casas de despojos; lança a tua sorte conosco; venha com a gente! Isso é que é diversão! Teremos todos uma só bolsa! Dividiremos em partes iguais!;
  • Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; desvia o teu pé das suas veredas; simplesmente dê as costas para eles; porque os seus pés correm para o mal, e se apressam a derramar sangue. Na verdade é inútil estender-se a rede ante os olhos de qualquer ave; ninguém rouba um banco enquanto todos estão olhando. No entanto estes armam ciladas contra o seu próprio sangue; e espreitam suas próprias vidas, e a arriscam. São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem, quando a ganância toma o controle; quanto mais você tem, menos você é.

3- Buscando a Sabedoria (v.20-33):

  • A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras: até quando, ó simples, ignorantes, amareis a simplicidade, tereis prazer na ignorância? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?:
  • Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras. Muitas vezes eu os chamei, mas não quiseram vir; estendi-lhes a mão, mas não me deram atenção, antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão, também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor. Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia;
  • Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão. Porque odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor: não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão. Vocês fizeram a própria cama: agora, deitem nela! Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos. Porque o erro dos simples, a negligência os matará, e o desvario dos insensatos, a arrogância os destruirá. Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.

Aqueles que derem ouvidos ao sábio conselho de Deus e obedecerem aos preceitos da sabedoria permanecerão em paz num mundo de calamidades. O coração deles é tocado de pena por aqueles que sofrem; ao mesmo tempo, porém, não temem por si mesmos. Aguardam expectantes e confiantes a salvação prometida.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA