Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite. – Provérbios 12:22

Em Provérbios 12, o contraste apresentado por Salomão é mais declarado. Ele apresenta as virtudes morais e os vícios contrários às mesmas. Inclusive faz menção da relação que o justo tem para com os animais (v.10), em comparação com aquele que não teme a Deus.

  1. O que ama a instrução ama o conhecimento, gosta de aprender, mas o que odeia a repreensão é estúpido, tem indisposição para mudar e a ausência de aspirações elevadas para o futuro.
  2. O homem de bem alcançará o favor do Senhor, mas ao homem de intenções perversas ele condenará.
  3. O homem não se estabelecerá pela impiedade, mas a raiz dos justos, está firmada no Senhor e não será removida.
  4. A mulher virtuosa é a coroa do seu marido, o revigora (na época de Salomão, os pais orientavam os filhos na escolha do cônjuge), mas a que o envergonha é como podridão, um câncer nos seus ossos, suga a iniciativa e a determinação do marido.
  5. Os pensamentos dos justos são retos, contribui para a justiça (a consciência é cada vez mais controlada pelo Espírito Santo à medida que chegam mais perto do alvo da semelhança com Cristo); mas os conselhos dos ímpios corrompem. (enganam e ferem quem lhes dá ouvidos).
  6. As palavras dos ímpios são ciladas para derramar sangue, para matar, mas a boca dos retos os livrará. (Os justos usam a eloquência e a sabedoria para esclarecer, defender e conquistar amigos para o inocente).
  7. Os ímpios serão transtornados e não subsistirão, mas a casa dos justos permanecerá firme (ele constrói sobre a Rocha, Jesus Cristo).
  8. Cada qual será louvado segundo o seu entendimento, quem demonstra bom senso no falar é honrado, mas o perverso de coração estará em desprezo.
  9. Melhor é o que se estima em pouco, e tem servos, pois trabalha duro para viver, do que o que se vangloria, finge ser importante, e tem falta de pão.
  10. O justo tem consideração pela vida dos seus animais, mas os perversos são sempre cruéis.
  11. O que lavra a sua terra se fartará de pão, tem comida na mesa; mas o que segue os ociosos, fantasias, é falto de juízo, insensato.
  12. O ímpio deseja a rede dos maus, mas a raiz dos justos produz o seu fruto.
  13. O ímpio se enlaça na transgressão dos lábios, a fofoca traz problemas, mas o justo sairá da angústia, se mantém bem longe delas.
  14. As palavras sábias produzem muitos benefícios, e o trabalho árduo é recompensado.
  15. O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.
  16. A ira do insensato se conhece no mesmo dia, tem pavio curto e explode na hora, mas o prudente encobre a afronta, ignora o insulto e mantém a calma.
  17. O que diz a verdade manifesta a justiça, ajuda a cumpri-la, mas a falsa testemunha diz engano, está a serviço da mentira.
  18. Há alguns que falam como que espada penetrante, machucam os outros, mas a língua dos sábios é saúde, traz cura.
  19. O lábio da verdade permanece para sempre, mas a língua da falsidade, dura por um só momento, a mentira tem perna curta.
  20. No coração dos que maquinam o mal há engano, corrompem a si mesmos, mas os que praticam o bem, têm alegria no coração.
  21. Nenhum agravo sobrevirá ao justo, mas os ímpios ficam cheios de mal, todos os males recaem sobre eles.
  22. Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor, mas os que agem fielmente são o seu deleite.
  23. O homem prudente encobre o conhecimento, não fica com ostentação do que sabe, mas o coração dos tolos proclama a própria tolice.
  24. A mão dos diligentes dominará, se tornará um líder, mas os negligentes serão tributários, o preguiçoso será dominado.
  25. A ansiedade e a preocupação no coração deixa o homem abatido, deprimem; mas uma boa palavra de apoio o alegra, traz ânimo.
  26. O justo é mais excelente do que o seu próximo, ele sobrevive a desgraça, mas o caminho dos ímpios faz errar.
  27. O preguiçoso deixa de assar a sua caça, chega ao final da vida com as mãos abanando; mas ser diligente é o precioso bem do homem, desfrutará o que alcançou.
  28. Na vereda da justiça está a vida, e no caminho da sua carreira não há morte.

Escolher o caminho da santidade é escolher a vida tanto hoje quanto na ocasião em que Israel se deparou com a escolha nos montes Gerizim e Ebal. “Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.” Josué 24:15

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA