O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio. – Provérbios 20:1

Em Provérbios 20 Salomão dá continuidade aos seus pensamentos sob os mais diferentes problemas do dia a dia, mostrando toda a sabedoria que Deus lhe concedeu, e compartilhando isso conosco. Ele fala sobre os efeitos da bebida alcoólica, sobre os riscos de ser fiador, o fofoqueiro, acreditar nas pessoas…

  1. O vinho é escarnecedor e a bebida forte alvoroçadora. Todo aquele que neles errar nunca será sábio.
  2. Como o rugido do leão é o terror do rei, dos líderes exaltados; o que o provoca à ira peca contra a sua própria alma. 
  3. Evitar contendas é sinal de honra; apenas o insensato insiste em brigar. 
  4. O preguiçoso não lavrará por causa do inverno, pelo que mendigará na sega, não terá nada para colher.
  5. Os bons conselhos ficam no fundo do coração, mas a pessoa sensata os traz à tona. Os sábios questionam os pensamentos escondidos.
  6. A multidão dos homens apregoa a sua própria bondade, se dizem amigos leais e confiáveis; porém o homem fidedigno quem o achará?
  7. O justo anda em integridade; felizes os filhos que seguem seus passos.
  8. Quando o rei se senta para julgar, analisa todas as provas e distingue entre o mal e o bem.
  9. Quem poderá dizer: Purifiquei o meu coração, limpo estou de meu pecado? Que ser humano pode ser sempre confiável e honesto?
  10. Dois pesos diferentes e duas espécies de medida são abominação ao Senhor. Trocar as etiquetas de preços não são do agrado de Deus.
  11. Até a criança se dará a conhecer pelas suas ações, se a sua obra é pura e reta. 
  12. O ouvido que ouve, e o olho que vê, o Senhor os fez a ambos. Poucos usam ao máximo seus talentos para observar a natureza.
  13. Não ames o sono, para que não empobreças; abre os teus olhos, acorde e levante-se, e te fartarás de pão, haverá comida em tua mesa.
  14. O comprador pechincha e diz: “Não vale nada”, mas depois conta vantagem de seu bom negócio. Devemos pagar sempre o preço justo.
  15. Há ouro e abundância de rubis, mas os lábios do conhecimento são jóias preciosas. O conhecimento é melhor do que ouro e joias raras.
  16. Ficando alguém por fiador de um estranho, perderá a roupa do corpo; ela ficará como pagamento de quem garante a dívida do estranho.
  17. Suave é ao homem o pão da mentira, ganho com fraude; mas depois a sua boca se encherá de cascalho, de areia.
  18. Cada pensamento se confirma com um bom conselho; e com bons conselhos se faz a guerra, não dispense nenhuma sábia ajuda.
  19. O que anda tagarelando revela o segredo; não te intrometas com o que lisonjeia com os seus lábios, jamais confie no linguarudo.
  20. O que amaldiçoa seu pai ou sua mãe, apagar-se-á a sua lâmpada em negras trevas, aniquila a luz da vida e viverá na escuridão.
  21. A herança que no princípio é adquirida às pressas, no fim não será abençoada, não é garantia de bênção n final. Fácil se tem, fácil se vai.
  22. Não digas: Vingar-me-ei do mal; espera pelo Senhor, e ele te livrará. A vingança pertence a Deus.
  23. Pesos diferentes, trapaças no mercado, são abomináveis ao Senhor, e balança enganosa não é boa, o ofendem demais. 
  24. Os passos acertados do homem são dirigidos pelo Senhor; como, pois, entenderá o homem o seu caminho? Como prosseguir na jornada? 
  25. É uma armadilha prometer algo a Deus apressadamente e só depois calcular o custo (vide Ananias e Safira).
  26. O rei sábio espalha os perversos como trigo e passa sobre eles a roda de debulhar: remove os rebeldes e os insensatos.
  27. O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o interior até o mais íntimo do ventre, e examina nos mínimos detalhes.
  28. Benignidade e verdade guardam ao rei, formam um bom líder; e com benignidade sustém ele o seu trono. 
  29. A glória do jovem é a sua força, pode ser admirada pelo vigor; e a beleza dos velhos são as cãs, seus cabelos grisalhos
  30. O castigo físico elimina o mal, essa disciplina purifica o coração.

Se todo governante houvesse compreendido e praticado o conselho implícito no versículo 18, a história do mundo teria sido diferente. Império após império caiu porque os políticos deixaram de se importar com o direito e a justiça, ou se tornaram severos e rígidos, sem considerar o amor e a misericórdia. A Palavra de Deus tem muitos ensinamentos, que não devem ficar apenas no conhecimento, mas que, se praticados, podem melhorar em muito a vida de muita gente.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA