Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial. Provérbios 27:9

Em Provérbios 27, o sábio Salomão nos alerta a não termos ansiedade quanto ao amanhã, da mesma forma que Jesus falou em Mateus 6:34. Ambos são advertências relativas a uma atitude de autoconfiança como a do rico insensato que planejava construir celeiros maiores, em vez de compartilhar sua fartura com os pobres (Lucas 12:15-21). Alguns de seus conselhos já apareceram em outros provérbios anteriores, mas sempre é bom repetir para que fiquem bem guardados em nossa mente.

  1. Não presumas do dia de amanhã, porque não sabes o que ele trará. A confiança serena em Deus, que caracteriza o cristão, o capacita a enfrentar o futuro sem medo, mesmo não antevendo o dia de amanhã.
  2. Que um outro te louve, e não a tua própria boca; o estranho, e não os teus lábios. Deixe que outro te elogie.
  3. A pedra é pesada, e a areia é espessa; porém a ira do insensato é mais pesada que ambas. Isso caracteriza o peso esmagador do mau humor e de ataques desarrazoados de insensatos irritadiços. 
  4. O furor é cruel e a ira impetuosa, mas quem poderá enfrentar a inveja? A ira e a raiva são explosões súbitas que passam rápido, mas a inveja e o ciúme consistem em emoções de combustão lenta.
  5. Melhor é a repreensão franca do que o amor encoberto. Embora não agradável, a admoestação sábia de um amigo é útil quando aceita com o espírito brando. 
  6. Leais são as feridas feitas pelo amigo, mas os beijos do inimigo são enganosos. A repreensão gentil e bem-intencionada de uma amigo são verdadeiras e fiéis.
  7. A alma farta pisa o favo de mel, mas para a alma faminta todo amargo é doce. Nada apetece para quem já está saciado.
  8. Qual a ave que vagueia longe do seu ninho, tal é o homem que anda vagueando longe da sua morada.
  9. O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial, a doce amizade faz bem ao nosso ser.
  10. Não deixes o teu amigo, nem o amigo de teu pai. Quando vier a calamidade, não peça ajuda a seu irmão; é melhor recorrer a um vizinho próximo que a um irmão distante.
  11. Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder aos que me criticam.
  12. O avisado vê o mal e esconde-se; o insensato entra de cabeça e quebra a cara.
  13. Quando alguém fica por fiador do estranho, perderá até a roupa do corpo; ela ficará como pagamento de quem garante a dívida do estranho. Não é sábio ser fiador de outra pessoa. 
  14. A saudação ruidosa logo cedo será recebida como maldição.
  15. A esposa briguenta é irritante como a goteira num dia de chuva.
  16. Tentar contê-la será como deter o vento, ou como conter o óleo dentro da sua mão. É praticamente impossível fazer com que uma mulher resmungona pare com suas reclamações. 
  17. Como o ferro com ferro se aguça, assim um amigo afia o outro. Você aumenta a sabedoria e a iniciativa do amigo, por meio do auxílio mútuo.
  18. O que cuida da figueira comerá do seu fruto; e o que atenta para o seu senhor será honrado. Se você cuidar do seu pomar, colherá muitos frutos; se você honrar seu chefe, também será honrado.
  19. Como a água reflete o rosto, assim o coração reflete quem a pessoa é. O ser humano vê no outro um reflexo dos próprios pensamentos e sentimentos. 
  20. Como o inferno e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem. Quanto mais o indivíduo tem, mais quer. O egoísmo é a paixão dominante do ser humano não regenerado.
  21. Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores. O louvor é um bom teste do caráter de um ser humano. Sua forma de reagir costuma ser muito reveladora.
  22. Ainda que se moa o insensato como cereal no pilão, é impossível separá-lo de sua insensatez. Nem mesmo o castigo mais severo é capaz de curar a loucura de um insensato.
  23. Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos. Procure conhecer melhor as pessoas que te cercam.
  24. Porque o tesouro não dura para sempre; e pode ser que a coroa não passará para a geração seguinte. Você precisa estar preparado para a velhice.
  25. Quando brotar a erva, e aparecerem os renovos, e se juntarem as ervas dos montes, 26 então os cordeiros darão lã para suas roupas e os bodes poderão ser vendidos pelo preço de um campo. 27 Você terá leite de cabra para o teu sustento, da tua casa e das tuas servas. 

Não devemos nos preocupar com o amanhã, como disse Salomão, mas precisamos cuidar muito bem do que temos hoje, pois um dia as forças se vão, ou pode se abater uma grande crise, e nós estaremos preparados para superá-las, sempre depositando a nossa confiança não naquilo que é passageiro, mas no Senhor, que prometeu que nunca desampararia aqueles que Lhe pertencem, que obedecem aos Seus ensinamentos. Seja prudente!

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA