Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, considera os seus caminhos e sê sábio.  Provérbios 6:6

Em Provérbios 6, o sábio Salomão, adverte-nos sobre: os perigos de ser fiador, da preguiça, dos traiçoeiros. Também nos fala sobre as sete coisas que Deus odeia, fala sobre as bênçãos que advém da obediência, e os danos da prostituição.

  1. Advertência contra ser fiador (V.1-5):
  • Filho meu, se ficaste por fiador do teu companheiro, se você está em dívida com seu vizinho; se deste a tua mão ao estranho, e te deixaste enredar pelas próprias palavras, no impulso, você prometeu dar a casa em garantia e agora ficou sem lugar para morar; e te prendeste nas palavras da tua boca; faze pois isto agora, filho meu, e livra-te dessa confusão: vai, humilha-te, e importuna o teu companheiro, insista com ele. Não dês sono aos teus olhos, nem deixes adormecer as tuas pálpebras, não há tempo a perder. Livra-te, como a gazela da mão do caçador, e como a ave da mão do passarinheiro.

2. Advertência contra a preguiça (V.6-11):

  • Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio. Pois ela, não tendo chefe, nem guarda, nem dominador, prepara no verão o seu pão, estoca o alimento durante o verão; na sega, por ocasião da colheita, ajunta o seu mantimento. Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quanto tempo vai ficar vadiando sem fazer nada? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco a dormir, um pouco a tosquenejar; um pouco a repousar de braços cruzados; assim sobrevirá a tua pobreza como o meliante, e a tua necessidade como um homem armado.

3. Advertência contra a maldade (V.12-15):

  • O homem mau, o homem iníquo tem a boca pervertida, e está por todos os cantos, falando coisas maldosas, espalhando veneno. Acena com os olhos, numa piscada, fala com os pés e faz sinais com os dedos. Seu coração pervertido trama a maldade, e andam sempre criando problemas. Ele não perde por esperar, por isso a sua destruição virá repentinamente; será despedaçado num instante sem que possa se recuperar.

4. Sete coisas que Deus detesta (v.16-19):

  • Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima Ele abomina: olhos altivos (arrogantes), língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

5. Advertência contra a mulher adúltera (v.20-35):

  • Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; ata-os perpetuamente ao teu coração. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. Porque o mandamento é lâmpada, e a lei é luz; e as correções da disciplina são o caminho que conduz a vida. Eles o protegerão da mulher imoral, das palavras sedutoras da promíscua;
  • Não cobice sua beleza; não deixe que seus olhares o seduzam. Porque a prostituta te levará a pobreza; mas, dormir com a esposa de outro homem lhe custará a vida;
  • Porventura tomará alguém fogo no seu seio, sem que suas vestes se queimem? Ou andará alguém sobre brasas, sem que se queimem os seus pés? Assim ficará o que entrar à mulher do seu próximo; não será inocente todo aquele que a tocar. Não se injuria o ladrão, quando furta para saciar-se, tendo fome; a fome não é desculpa para o ladrão roubar, e se for achado pagará o tanto sete vezes; terá de dar todos os bens da sua casa;
  • Mas o homem que come adultério não tem juízo, pois destrói a si mesmo. Achará castigo e vilipêndio, e o seu opróbrio nunca se apagará, sua reputação estará totalmente arruinada.  Porque os ciúmes enfurecerão o marido; de maneira nenhuma perdoará no dia da vingança. Não aceitará nenhum resgate, nem se conformará por mais que aumentes os presentes. Não há suborno ou argumentos que poderão acalmá-lo.

Estes conselhos de Salomão, são para que tenhamos uma vida em abundância, para que sejamos felizes. Ser fiador de alguém, pode nos trazer muitos problemas. A preguiça nos leva à miséria. Estar sempre alerta contra as pessoas que sentem prazer em prejudicar aos demais. Temos também as dicas sobre as sete coisas que não são do agrado de Deus. Também orientações para não nos deixarmos seduzir pela mulher adúltera. Seguir esses conselhos é um passo decisivo para termos a certeza de estar fazendo a vontade de Deus.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA