Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Mateus 5:14, 15, NVI

escuridão consiste meramente na ausência de luz. Quando a luz brilha, a escuridão naturalmente se dissipa. Aliás, não há vida sem luz. Ao espalhar a luz, ajudamos a vida a crescer de maneira muito mais exuberante.

Uma grande conquista no processo de levar energia elétrica para dentro das casas aconteceu no dia 19 de janeiro de 1883, em Roselle, Estados Unidos. Após várias invenções e diversos experimentos anteriores, entrou em funcionamento o primeiro sistema de iluminação elétrica com fios suspensos, projetado por Thomas Edison. Essa realização provou que uma comunidade inteira poderia ser iluminada pela eletricidade proveniente de uma estação central. Atualmente, numerosas cidades, vilas e casas ao redor do mundo contam com algum tipo de sistema de iluminação elétrica.

Tão essencial quanto a luz física para nossa vida física é a luz que emana da Palavra de Deus para nossa vida espiritual. A Bíblia nos dá a certeza de que “Deus é luz” (1Jo 1:5) e o “Pai das luzes” (Tg 1:17). De igual modo, Cristo, que veio revelar o Pai, não só Se identificou como a “luz do mundo”, mas também declarou: “Quem Me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida” (Jo 8:12). Uma vez que não se pode separar Jesus de Seus ensinos, é possível afirmar que ambos são a luz que deve clarear o mundo. Isso é o que declara o livro de Salmos: “Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos” (119:105).

Ao afirmar que nós também somos “a luz do mundo” (Mt 5:14), Cristo não está dizendo que devemos espalhar nossa própria luz aos outros. Devemos simplesmente refletir a luz divina de Sua Palavra a todos ao redor. Isso nunca deve ser usado a fim de trazer glória para nós mesmos, mas como um meio poderoso de levar as pessoas a glorificar a Deus. Cristo disse: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mt 5:16).

Da mesma forma que Thomas Edison criou um sistema elétrico de iluminação que leva luz para dentro do nosso lar, devemos também levar a luz divina para dentro do lar daqueles que estão a perecer nas trevas deste planeta. Juntos podemos iluminar o mundo!              – Alberto Timm, Um dia inesquecível, MM 2018.

SEM COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA